Alternativa a Bas Dost? "Se necessário, Sporting irá ao mercado"
27-08-2018 - 12:45
 • José Pedro Pinto

Carlos Xavier, antigo capitão dos leões, admite que Montero não dá o mesmo "palco" ofensivo à equipa e admite ataque derradeiro a um concorrente à altura do holandês.

Há uma evidência clara a extrair do empate conquistado pelo Sporting no dérbi eterno frente ao Benfica: Bas Dost continua, até ver, sem concorrência à altura no plantel de José Peseiro, entende Carlos Xavier.

Fredy Montero foi a aposta inicial, em face da lesão muscular do avançado holandês mas as características distintas de ambos podem levar a SAD verde e branca a apostar forte na reta final do mercado de transferências de Verão em busca de uma alternativa a Dost.

E esse cenário é claramente admitido em Bola Branca por Carlos Xavier.

"Não sabemos ainda como se encontra Diaby e se será uma peça importante ou não. Mas há ainda alguns dias para o Sporting perceber que tipo de jogadores tem para a frente de ataque e, se for necessário, penso que o Sporting ainda irá ao mercado", começa por dizer, reconhecendo que, com Bas Dost em campo na Luz, os leões teriam forçosamente mais poder de choque com a defensiva encarnada.

"Com o Bas Dost, há uma referência na frente. Montero tem características totalmente diferentes. O Sporting jogaria de maneira diferente, pressionando mais a defesa do Benfica. José Peseiro teve de jogar com as armas que tinha e penso que apostou bem", analisa o antigo capitão verde e branco.

Empate na Luz "foi excelente"

O Sporting saiu da Luz com um ponto suado que, na leitura de Carlos Xavier, foi "excelente" e merecido". Até porque há que considerar vários fatores:

"Tendo em conta a diferença que se dizia ser abismal face ao Benfica e que o Benfica ia massacrar, foi excelente. É verdade que o Benfica teve mais bola e mais ataques mas o José Peseiro armou bem a equipa, jogou bem em contra-ataque, tirou dividendos disso e, com um pouco mais de sorte, quase que saía da Luz com a vitória. É um bom augúrio".

"Independentemente das diferenças físicas entre as duas equipas, com mais jogos o Sporting vai chegar ao nível desejável. A partir daí, com as novas contratações e com a recuperação de jogadores debilitados, temos um plantel forte", salienta.