Ataques ao santuário de Nossa Senhora de Fátima em Paris "não tinham pessoas como objetivo"
27-01-2023 - 23:00
 • José Carlos Silva com Renascença

O reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Paris, Nuno Aurélio, diz que a Igreja Católica em França "está a dar apoio e conselho" à comunidade portuguesa.

O reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Paris, que foi atacado por duas vezes este mês, com fogo, indica que o responsável "não tinha pessoas como objetivo".

À Renascença, Nuno Aurélio destaca que o ataque foi feito durante "horas tardias" e que "o objetivo era atingir o património que tem a sua simbologia".

O responsável pelo Santuário indica que o primeiro ataque "deixou uma mancha preta e esverdeada no chão" e que o segundo ataque, este domingo, indicou que "a porta do Santuário ficou queimada".

Nuno Aurélio rejeita que a comunidade portuguesa na capital de França se tenha sentido ameaçada, referindo apenas que se sentiram "tocadas".

Quanto ao suspeito detido, de 47 anos, ainda são desconhecidas as suas motivações e também não se sabe se é mesmo o responsável pelo ataque, mas há suspeitas de intenções anti-religiosas.

O reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Paris diz que a Igreja Católica em França "está a dar apoio e conselho" à comunidade.

"Recebemos uma mensagem de proximidade, tristeza e choque. Temos apoio espiritual, apoio jurídico, apoio de segurança da diocese e conselhos para melhorar a nossa segurança. Está em contacto próximo com a Câmara Municipal de Paris", explica.