Igreja Católica convida à oração pela santificação dos sacerdotes
08-06-2021 - 11:38
 • Olímpia Mairos

A jornada de oração pelos padres foi criada pelo Papa São João Paulo II e, segundo D. António Augusto Azevedo, “parece ter ainda maior atualidade, tendo em conta o facto de que as referências públicas ao clero são, muitas vezes, negativas”.

O presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM) convida os cristãos a rezarem pelos sacerdotes.

Na nota publicada para assinalar o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, que se celebra na sexta-feira, D. António Augusto Azevedo nota que a iniciativa lançada pelo Papa São João Paulo II, em março de 1995, tem “merecido uma adesão crescente na vida da Igreja”.

“A celebração anual deste dia tem contribuído para uma maior consciência da importância desta intenção e tem ajudado a reforçar a oração pelos sacerdotes”, afirma D. António Augusto, explicando que na oração “o povo cristão pode expressar a sua gratidão pela entrega da vida dos sacerdotes ao seu serviço e pode também perceber melhor as dificuldades e fragilidades que, tantas vezes, eles experimentam”.

Para o também bispo de Vila Real, passadas mais de duas décadas, a jornada de oração “parece ter ainda maior atualidade, tendo em conta o facto de que as referências públicas ao clero são, muitas vezes, negativas”.

Tendo presente o exemplo do Papa Francisco, que repetidamente pede que rezem por ele, o presidente da CEVM apela a que “os fiéis rezem mais pelos seus pastores”.

“A santificação dos sacerdotes servirá de sinal e estímulo à santificação de todos os crentes”, assinala o prelado.

Para a celebração da jornada de oração pelos sacerdotes, que se celebra no dia 11 de junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios disponibiliza, online, um conjunto de subsídios.