Número de mortes em Espanha devido às chuvas torrenciais aumenta para seis
14-09-2019 - 00:00
 • João Pedro Barros com Reuters

Inundações obrigaram ainda à evacuação de 3.500 pessoas. Regiões afetadas pela depressão Dana são as de Valência, Albacete, Alicante, e Múrcia, no sul do país.

Pelo menos seis pessoas morreram e 3.500 foram evacuadas após dois dias de chuvas torrenciais no sul de Espanha, que afetaram particularmente as regiões de Valência, Albacete, Alicante e Múrcia. A precipitação atingiu os 280 litros por metro quadrado em apenas 24 horas. Este sábado de manhã foi confirmado mais um morto em Orihuela, elevando o total para seis.

A chuva fez transbordar rios, nomeadamente o Clariano, em Ontinyent, uma das cidades da região de Valência mais afetada pela tempestade: pelo menos 150 pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas.

Um total de 74 estradas, vários troços ferroviários – as ligações ferroviárias de Alicante a Madrid and Barcelona foram encerradas – e o aeroporto de Murcia encerraram esta sexta-feira e os serviços de socorro tiveram de resgatar várias pessoas que ficaram retidas em túneis de autoestradas inundados. Muitos veículos ficaram parcial ou totalmente submersos.

Na quinta-feira, o carro onde estavam dois irmãos, de 61 e 51 anos, foi arrastado pela força das águas na cidade de Caudete, em Albacete, e ambos morreram. Um homem que tinha saído a pé de casa esta sexta-feira foi encontrado morto na aldeia de Redovan, em Valência, que se junta a outros dois corpos encontrados em Granada e em Almeria.

O ministro do interior Fernando Grande considerou estas cheias uma "situação dramática". Na sexta-feira, o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou que irá visitar as áreas mais afetadas pela depressão.

[Notícia atualizada às 12h14 de sábado]