Por que razão a Europa não apresenta um plano de paz para a Ucrânia?
10-03-2023 - 12:31
 • Sérgio Costa

O incessante cenário de guerra é um dos temas inevitáveis da análise semanal de Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici. Os dois jornalistas comentam ainda o apelo de Bruxelas para que os governo abandonem até 2024 as medidas anti inflação. Será possível?

Falta liderança na União Europeia? A questão é lançada por Olivier Bonamici a propósito da inexistência de uma proposta de plano de paz da Europa para a Ucrânia. O jornalista lamenta que, neste caso, os líderes europeus atuem apenas numa lógica de reação e não de proatividade. Por seu turno, Begoña Iñiguez acredita que o desconhecimento sobre a forma como a população russa está a reagir à guerra impede a Europa de propor um plano consistente.

Nesta edição do Visto de Fora, os dois jornalistas debatem ainda o pedido de Bruxelas para que os governos abandonem, até 2024, as medidas anti-inflação. Begoña Iñiguez não esconde preocupação, já Olivier Bonamici desdramatiza.

A forma como a Igreja reagiu ao relatório sobre abusos sexuais é um dos assuntos nacionais em debate, tal como os sete anos da presidência Marcelo cuja popularidade, de acordo com as sondagens, está a cair. Os dois jornalista ironizam: “um problema para quem tem índices de popularidade a rondas os 80%”.