Comunidade Israelita de Lisboa condena onda de violência em Israel
19-10-2015 - 23:28

Na nova onda de violência que trespassa a região, e que começou a 1 de Outubro, já morreram oito israelitas e 42 palestinianos, metade deles atacantes.

A Comunidade Israelita de Lisboa condenou esta segunda-feira, em comunicado, a onda de violência que se vive em Israel, considerando-a “absolutamente injustificável”.

“A vaga de terror que atinge diariamente e cegamente cidadãos israelitas independentemente da idade, sexo ou situação político-social, é absolutamente injustificável e condenável”, refere o comunicado divulgado à imprensa.

Segundo a Comunidade Israelita de Lisboa, a maioria dos atacantes são jovens “instrumentalizados pelas organizações radicais como o Hamas que utilizam adolescentes como carne para canhão contra Israel”.

“A paz exige dois protagonistas e de ambas as partes um espírito de compromisso. Mas ela não será possível no clima de ódio e de incitação à violência através da escola, das redes sociais e da propaganda radical árabe e palestiniana, em que banham desde a infância os adolescentes que serão os decisores de amanhã”, salienta a Comunidade.

Na nova onda de violência que trespassa a região, e que começou a 1 de Outubro, já morreram oito israelitas e 42 palestinianos, metade deles atacantes, além de um árabe israelita, autor de um atentado em Bersheva, no sul de Israel, e um cidadão da Eritreia que foi morto por agentes que o confundiram com um atacante.