Megaoperação da Europol deteve 228 pessoas por lavagem de dinheiro
04-12-2019 - 10:35
 • Renascença

Durante a operação, que envolveu 31 países, foram identificadas mais de quatro mil pessoas.

Uma operação internacional coordenada pela Europol (EMMA5) deteve 228 pessoas por lavagem de dinheiro e identificou mais de quatro mil pessoas.

Uma nota enviada à redação informa que as autoridades de 31 países, apoiadas pela Europol, Eurojust e a Federação Europeia de Bancos, intensificaram os esforços para combater os esquemas de lavagem de dinheiro que usam as chamadas "mulas".

Uma "mula" de dinheiro é o nome dado a um correio humano usado para despistar transferências de dinheiro internacionais com origem em atividades criminosas.

A quinta operação desta natureza, que teve lugar entre setembro e novembro deste ano, identificou 3.833 pessoas que atuaram como “mulas” e 386 recrutadores.

Mais de 650 bancos, 17 associações do setor outras instituições financeiras denunciaram 7.520 transações fraudulentas envolvendo "mulas" de dinheiro evitando a perda de 12.9 milhões de euros.

No total foram abertas mais mil investigações e muitas ainda decorrem.

Esta operação contou com a colaboração de 30 países, a maioria europeus, entre os quais Portugal, mas também Austrália e Estados Unidos.