Europa disposta a adiar Brexit até 22 de Maio, mas só se Londres disser sim ao acordo
21-03-2019 - 18:02
 • Rui Barros, com Reuters.

São estas as condições. O Reino Unido consegue um adiamento até à véspera das eleições, mas só se o Parlamento Britânico aprovar o acordo de May.

Veja também:


A União Europeia vai propor ao Reino Unido um adiamento do Brexit até dia 22 de maio, isto é, um dia antes das eleições europeias. Em contrapartida, o parlamento tem de aprovar o acordo negociado entre May e a União Europeia na próxima semana.

A notícia é avançada pela agência Reuters, que cita um documento rascunho das conclusões do encontro dos 27 em Bruxelas.

"A União Europeia concorda em aceitar, antes de 29 de março de 2019, com uma extensão até 22 de maio, desde que o acordo seja aprovado pela Câmara dos Comuns na próxima semana", pode ler-se no documento.

A razão apontada pela Europa dos 27 é precisamente as europeias. "Uma vez que o Reino Unido não tem intenções de participar nas eleições europeias, não é possível uma extensão para alem desse prazo", diz o documento a que a Reuters teve acesso.

No documento, adianta ainda a Reuters, os líderes europeus enfatizam que os Estados-membros devem preparar-se para uma saída do Reino Unido sem acordo.