CDS-PP reúne Comissão Executiva em Pedrógão Grande para analisar relatório técnico
14-10-2017 - 14:37

O relatório aponta vários responsáveis pela tragédia que deixou 64 mortos nos incêndios de Pedrógão Grande.

O CDS-PP vai reunir a sua Comissão Executiva na quarta-feira, em Pedrógão Grande, para analisar o relatório técnico independente sobre o fogo que deflagrou no concelho no Verão, revelou este sábado fonte centrista à agência Lusa.

O encontro dos dirigentes do CDS-PP arranca pelas 10h30 de quarta-feira e, no final, haverá declarações à imprensa, precisou a mesma fonte.

A Comissão Técnica Independente nomeada para analisar os incêndios rurais de Junho na região Centro, em particular o fogo que deflagrou em Pedrógão Grande, entregou, na quinta-feira, no parlamento, o seu relatório final.

O documento, que analisa incêndios em 11 concelhos dos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco ocorridos entre 17 e 24 de Junho, refere que, apesar de o fogo de Pedrógão ter tido origem em descargas eléctricas na rede de distribuição, um alerta precoce poderia ter evitado a maioria das 64 mortes registadas.

Além disso, acrescenta, "não foram mobilizados totalmente os meios disponíveis" no combate inicial e houve falhas no comando dos bombeiros.

A GNR fica, por outro lado, ilibada de direccionar carros para a Estrada Nacional 236-1, onde ocorreram cerca de metade das mortes.

O documento aponta falta de conhecimento técnico no sistema de defesa florestal e falta de preparação dos actuais sistemas de combate às chamas para as alterações climáticas, confirmando, por outro lado, falhas de comunicação do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou, na sequência da divulgação do relatório, que o Governo assumirá todas as responsabilidades políticas, se for caso disso.