Presidenciais 2021. Ana Gomes e André Ventura serão "dois bulldogs na campanha"
23-01-2020 - 10:24
 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento

Comentadores da Renascença analisam ainda o estudo sobre corrupção. Fernando Medina defende fim dos megaprocessos, mais recursos para a Judiciária e fim do financiamento partidário privado.

O comentador da Renascença João Taborda da Gama acredita que Ana Gomes e André Ventura vão avançar com uma candidatura às presidenciais em 2021.

“Marcelo Rebelo de Sousa vai ter estes dois bulldogs de esquerda e de direita na campanha. Vamos ver o que faz o Partido Socialista e o que faz a esquerda”, diz o professor universitário.

“Ana Gomes vem crescendo na sua posição pública pela transparência e por causas, desde sempre, mas muito agora ligadas às questões da corrupção. Muitas vezes também é preciso sorte e ‘timing’ e o vento está agora de feição”, acrescenta Taborda da Gama.

A ideia de uma eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República foi lançada na Renascença por Francisco Assis. “Acho que não há personalidade em melhores condições do que Ana Gomes para ser candidata à Presidência da República”, disse Assis.

Já o socialista Fernando Medina preferiu remeter para outra ocasião o que pensa sobre o assunto. “A seu tempo falaremos sobre eleições presidenciais”, afirmou.

Os dois comentadores da Renascença analisaram ainda o estudo sobre perceção de corrupção. O documento refere que Portugal que perdeu pontos neste indicador.

Sobre esta matéria, Fernando Medina defendeu o fim do financiamento partidário privado. Medina sugere também que se acabem com os megaprocessos e que a Polícia Judiciária seja dotada de mais meios.