Marcelo apela ao "espirito democrático" no diferendo entre Governo e colégios
05-06-2016 - 13:53

Confrontado com manifestação de representantes destas escolas às portas do Congresso do PS, o Presidente da República disse acreditar num consenso [em actualização].

“É preciso tempo, paciência, espirito democrático e capacidade de dialogar”, defende o Presidente da República, que volta a insistir na via do diálogo como solução para a polémica à volta dos contratos de associação com escolas do ensino particular e cooperativo.

Confrontado em Serralves, no Porto, com a manifestação de representantes destas escolas às portas do Congresso do PS que termina este domingo na FIL, Marcelo Rebelo de Sousa disse acreditar num consenso.

O Presidente da República comentou também a polémica, a Norte, entre autarquias por causa dos fundos comunitários. Marcelo Rebelo de Sousa desdramatizou o problema apelando ao entendimento.

O Presidente da República garante uma decisão rápido sobre o diploma do Parlamento sobre maternidade de substituição.

O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, considerou que o Presidente deve usar “ponderação e responsabilidade” na hora de apreciar o diploma. Marcelo diz que o projecto ainda não chegou a Belém.

Declarações do Presidente da República no final de uma visita ao Porto em fim-de-semana de Serralves em festa. Marcelo Rebelo de Sousa diz que Serralves é um exemplo da vocação universal de Portugal.