Cardeais congratulam Aura Miguel por 100 viagens papais
13-05-2019 - 18:05
 • Filipe d'Avillez

D. Manuel Clemente e D. António Marto mandaram mensagens gravadas para a homenagem de que a vaticanista foi alvo no auditório da Renascença.

O Patriarca de Lisboa, cardeal D. Manuel Clemente, sublinha a forma como a jornalista Aura Miguel tem contribuído para divulgar as mensagens e as ações do Papa Francisco em Portugal, e não só.

Numa mensagem de vídeo gravada para o efeito e divulgada esta segunda-feira, durante uma sessão de homenagem à vaticanista, que completou recentemente a 100.ª viagem papal, o cardeal elogiou esta missão “quase vocacional” de Aura Miguel.

“É com muito gosto que me associo a esta comemoração das 100 viagens papais que Aura Miguel acompanhou, com tanto personalismo, com tanto entusiasmo, e que tão importantes são na missão dela, como jornalista, e da Renascença, enquanto Emissora Católica Portuguesa”, diz.

A jornalista tem sido essencial para divulgar as missões tanto dos santos padres como da Renascença “e que poderiam ficar menos conhecidas se não fossem transmitidas e explicadas e comentadas por pessoas com a competência que Aura Miguel revela e que tem sido tão útil, tão proveitosa em termos de Igreja e em termos de sociedade”.

O bispo de Leiria-Fátima, o cardeal D. António Marto, também fez questão de se associar a este evento através de uma mensagem gravada.

D. António destaca três aspetos da carreira de Aura Miguel. Em primeiro lugar, a forma como o seu trabalho se tornou parte dela. “Ser vaticanista deixa marcas na sua vida, uma marca indelével, até, que ela mesmo assume. Porque marca a sua agenda, que como ela diz é também a agenda de quem comanda a Barca da Igreja, faz programar a sua vida em função desta missão e torna-se fonte de inspiração”.

Depois, tal como tinha dito D. Manuel, está o facto de Aura Miguel cumprir “a missão de pôr o Papa em contacto com o Povo português e o povo português em contacto com o Papa, seguindo as suas viagens e recebendo as suas mensagens”.

Por fim, o bispo destaca a ligação forte com Fátima. “Tem uma expressão muito feliz em que ela afirma que de Fátima brota uma força especial que ajuda o Papa, uma reserva de oração, que o ajuda a ser Papa”, diz.

“A Aura Miguel traz consigo histórias ricas de vida, seja dos diferentes Papas, até a mensagem particular que cada um deixou para Fátima, seja histórias de vidas dos povos que o Papa visita, seja histórias de vida das próprias pessoas que acolheram a mensagem. Por isso está de parabéns e que Nossa Senhora de Fátima a abençoe”, conclui D. António Marto.