Networld 2020 com português ao leme
18-01-2017 - 14:08

A associação europeia que representa as maiores empresas de telecomunicações e os principais centros de investigação nesta área vai ser liderada por um português, Rui Aguiar, professor da Universidade de Aveiro, nos próximos três anos. Ele vai coordenar os fundos europeus que vão ser distribuídos por estes projectos de investigação e desenvolvimento.

Rui Aguiar, em entrevista a Júlio Almeida, explica que há entre dois e quatro projectos que podem trazer muito desenvolvimento para o país. Um para software e 5G que envolve empresas como a Altice ou a Nokia. Outro conjunto de projectos terá duas participações portuguesas: uma ligada à radioastronomia e outra que é um projecto para desenvolver competências tecnológicas com vista a grandes taxas de transmissão e monitorização de pessoas.

Continuamos a ter um grande reconhecimento por parte das grandes multinacionais no trabalho que é inovador, “mas não temos massa crítica”, afirma Rui Aguiar. “Não conseguimos competir com uma Ericsson, uma Nokia ou uma Alcatel”, mesmo que algum desse trabalho dessas corporações seja feita em Portugal. “O engenheiro português é reconhecido” lá fora, mas o produto surge como sendo “de tecnologia alemã ou britânica”, afirma. E é isso que pretende mudar.