"Reparar o telhado, enquanto o sol brilha"
17-01-2020 - 19:46
 • José Bastos

Silva Peneda analisa os desafios da União Europeia.

A frase era das preferidas do anterior presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker de que o convidado deste Decidir Europa, Silva Peneda, foi conselheiro em Bruxelas para temas sociais.

A tirada, atribuída a John Kennedy, “reparar o telhado, enquanto o sol brilha”, resume o ano que agora se inicia previsivelmente marcado por discussões complexas para robustecer a união monetária.

Agora que a economia vai melhor a ideia é ir arranjando o telhado europeu para que as goteiras resistam melhor a um próximo temporal, leia-se: crise económica.

Um dos ângulos desta reforma é o orçamento comum da zona euro que, por exemplo, permita investimentos públicos em países a atravessar severas crises. Outro é a reconfiguração do mecanismo europeu de estabilidade (MEDE) que torne os resgates mais estruturados e ordenados.

José da Silva Peneda, economista, antigo ministro, deputado europeu e conselheiro de Jean-Claude Juncker analisa os desafios da Europa começando pelo fundo de transição ecológica, incluindo o fundo para a transição justa apresentado esta semana.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus