​Marcelo recebeu “agradáveis surpresas” sobre crise em Moçambique
05-05-2016 - 18:11

O líder da Renamo, que se encontra em parte incerta devido a um conflito com as forças governamentais, enviou uma mensagem ao Presidente português.

O líder da oposição moçambicana enviou uma mensagem a Marcelo Rebelo de Sousa, que diz ter recebido "agradáveis surpresas" sobre a paz em Moçambique nesta visita oficial ao país.

“Tive agradáveis surpresas nos últimos dias na preocupação com a paz, com a situação económica, financeira e social, agradáveis surpresas quanto à urgência de haver uma aproximação de pontos de vista e quanto à vontade de haver essa aproximação”, disse o Presidente da República.

“Agora, estamos neste momento nesta situação. Se souber mais alguma coisa, eu digo", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas na residência do embaixador português em Maputo, após uma reunião com uma delegação parlamentar da Renamo.

O Governo português também esteve representado, através da secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, escreveu a Marcelo Rebelo de Sousa. O conteúdo da mensagem não é conhecido. Dhlakama encontra-se em parte incerteza devido a um conflito com as forças governamentais, no Centro do país.

A Renamo apela a Portugal que se envolva nos esforços de mediação para estancar a tensão político-militar em Moçambique.