Saúde, segurança, alojamento. Planeamento da visita do Papa dá garantias e tranquilidade
07-04-2017 - 12:04

Responsáveis de vários organismos envolvidos na operação da visita do Papa estiveram esta sexta-feira no programa Carla Rocha - Manhã da Renascença.

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai ter a funcionar, a partir de 1 de Maio, 48 postos de apoio aos peregrinos que se desloquem a partir de Norte para o santuário de Fátima.

"Serão 48 postos ao longo das estradas, de Caminha a Fátima, a partir, também, da zona de fronteira em Vila Nova de Foz Côa e, mais a sul, a partir de Torres Vedras e de Carregado", disse António Sousa, da CVP, esta sexta-feira, no programa Carla Rocha - Manhã da Renascença, emitido de Fátima.

De acordo com António Sousa, esses postos de apoio "terão a valência de apoio médico e também a de apoio psicológico e na área da enfermagem".

Também presente no programa Carla Rocha - Manhã da Renascença, Bruno Marques, da GNR, advertiu para o facto de se prever "um grande congestionamento de trânsito, sobretudo na A1", pelo que deixou aos automobilistas a sugestão de "pensarem em usar vias alternativas, comoa A8, A13, A23 e IC9".

O responsável da GNR lembrou que "estacionar junto ao santuário vai ser muito complicado", pelo haverá "várias bolsas de estacionamento no percurso de aproximação à Cova da Iria".

"Aconselhamos a que estacionem na primeira bolsa que encontrarem", disse, antes de deixar uma outra sugestão a quem pensa deslocar-se de automóvel: "Pensem na utilização de transportes públicos."

A GNR reconhece que o facto de o plano incluir uma deslocação de Francisco de papamóvel "é uma preocupação" acrescida para as autoridades, mas garante que serão aplicadas "medidas de segurança acrescidas".

Saiba onde pode pernoitar, onde estão os acampamentos disponíveis, as farmácias, autocarros, pontos de água, postos de pronto-socorro e polícia. A Autoridade Nacional de Protecção Civil compilou a informação útil, que disponibiliza a todos os peregrinos, em parceria com a Renascença. SAIBA MAIS



O comandante da Base Aérea de Monte Real, coronel João Caldas, sublinhou, na emissão feita a partir de Fátima, que "existe uma grande coordenação entre todos para que a visita seja um sucesso".

De acordo com João Caldas, o avião papal "no nosso espaço aéreo, será acompanhado por dois aviões nacionais" e o Papa "vai ter honras militares", não estando prevista "uma revista ás tropas em parada".

Ainda de acordo com o comandante da Base Aérea de Monte Real, "um helicóptero da Força Aérea vai acompanhar a deslocação do Papa entre Monte Real e Fátima", sendo esse helicóptero "a transmitir todas as imagens".

"Não há permissão para que as televisões o façam doutra forma", esclarece.

Alojamento a 230 euros por noite

No programa Carla Rocha - Manhã da Renascença, esteve também o presidente da Associação Empresarial Fátima/Ourém, Domingos Neves, que desmentiu que se verifique um fenómeno de especulação de preços no alojamento.

"A média é actualmente de 59 euros [por noite] e, com a vinda do Papa, pode subir para os 230, mas quando se fala em preços de mil euros por quarto isso é mentira. Não se refere que esses preços dizem respeito a vários dias de aluguer de um quarto com pensão completa", declara.

Domingos Neves avançou que "os hotéis estão esgotados na região Centro, num raio de cem quilómetros" a partir de Fátima.

"Muitos dos peregrinos que querem estar em Fátima a 12 e 13 estão a fazer reservas em Lisboa", adiantou.