Atentado em Istambul faz seis mortos e mais de 80 feridos
13-11-2022 - 14:15
 • Daniela Espírito Santo , Teresa Almeida

Explosão aconteceu em rua movimentada. Erdogan fala em "ataque traiçoeiro" e promete punir autores. Até ao momento, não há indicação de nenhum português entre as vítimas.

Uma forte explosão numa zona pedonal no centro de Istambul provocou seis mortos. Há ainda registo de pelo menos 81 feridos.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros garante à Renascença estar a acompanhar a situação, através da sua embaixada em Ancara. Até ao momento, não tem indicação de nenhum português entre as vítimas.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, já confirmou ter-se tratado de um atentado. Antes de seguir para a reunião do G20, na Indonésia, Erdogan falou à nação e classificou o ataque bombista como um "ataque traiçoeiro". Prometeu punir os seus autores.

Antes, o autarca de Istanbul, Ali Yerlikaya, confirmava o número de mortos e feridos e garantia que a explosão se registou perto das 16h20, hora local (13h20 hora portuguesa). As primeiras imagens de câmaras de vigilância da zona mostram uma explosão a acontecer às 16h13.

Os meios de comunicação turcos adiantam que a bomba explodiu na movimentada rua Istiklal, na zona de Beyonglu, uma rua muito frequentada por habitantes e turistas, com diversas lojas e restaurantes.

Pelas redes sociais surgiram rapidamente as primeiras imagens da confusão que se gerou no local logo após a explosão. Na zona é possível ver várias ambulâncias e pelo menos um helicóptero, avança a agência Reuters.

A agência noticiosa local Anadolu adianta que o Ministério Público enviou para o local cinco procuradores para investigarem a explosão.

Restrições temporárias à reportagem do incidente também já foram impostas pelo órgão que vigia os meios de comunicação locais: desta forma, é proibido mostrar imagens de vídeo e fotografias aproximadas do que aconteceu e das suas consequências.

O jornal britânico The Guardian avança mesmo que alguns turcos estão a ter dificuldades em aceder ao Twitter sem utilizar VPN.

Recorde-se que a mesma rua foi alvo de um atentado em 2016. Na altura, a explosão foi levada a cabo por um bombista suicida, matando cinco pessoas e ferindo 36.

[notícia atualizada às 19h30 de domingo, 13 de novembro de 2022]