Jorge Silvério: "Aspetos mentais serão decisivos no clássico"
15-01-2021 - 11:49
 • Pedro Azevedo

Especialista em psicologia do desporto considera que as equipas chegam ao clássico em momentos diferentes no plano mental.

Em dia de clássico, Bola Branca questionou um especialista em psicologia do desporto, Jorge Silvério, para analisar o momento de FC Porto e Benfica, que se defrontam esta noite no Estádio do Dragão.

"Estão em momentos diferentes. O Benfica começou com expectativas muito elevadas pelo discurso dos dirigentes e do treinador e pelos fortes investimentos que foram feitos. Começou muito bem a época mas depois teve um momento complicado sobretudo em termos de resultados. Nesta altura, o facto do mercado estar aberto e haver jogadores contagiados pela covid-19, não ajuda", argumenta.

Sobre o FC Porto, Silvério acredita que os dragões estão num melhor momento, mas os recentes casos de covid-19 no plantel e o cansaço acumulado podem trazer consequências negativas para a equipa.

"O FC Porto está a beneficiar de menores expectativas no início e atravessa um bom momento com 16 jogos sem perder. Mas a equipa está a começar a ser influenciada pela pandemia e eventualmente a acusar o desgaste de um jogo há pouco tempo, com prolongamento, e com viagens entre o continente e a Madeira. Tem também um aspeto que me parece importante que é o espírito guerreiro instilado pelo seu treinador, Sérgio Conceição. A declaração que ele teve de ser mais uma final com o o jogo da Supertaça, vai neste sentido", refere.

Clássico sem público

O FC Porto-Benfica desta noite não terá público nas bancadas em cenário de pandemia e esse é um dado a ter em conta, porque reduz o favoritismo da equipa que joga em casa.

"A vantagem de jogar em casa baixa consideravelmente com a ausência de adeptos nas bancadas, como temos vistos nos jogos da atual temporada. Mas não deixa de ser como sempre imprevisível o resultado de clássicos desta natureza. Como dizia o Sérgio Conceição, as estatísticas não contam para nada e no meu ponto de vista, os aspetos mentais serão claramente decisivos", antevê o especialista.

FC Porto e Benfica defrontam-se esta noite, no Estádio do Dragão, às 21h00, com relato na Renascença e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.