Miguel Oliveira (Aprilia) desistiu da corrida "sprint" do Grande Prémio de Itália de MotoGP, sétima prova da temporada, este sábado, depois de se ter envolvido numa queda com o francês Fabio Quartararo (Yamaha).
O piloto português, que largou do 11.º lugar da grelha, desistiu na segunda volta, numa altura em que era 16.º. Já na primeira volta, Miguel Oliveira tinha sofrido um toque do espanhol Alex Márquez (Ducati), tendo perdido cinco lugares.
O "sprint" foi vencido pelo italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que gastou 19.30,251 minutos para cumprir as 11 voltas. O espanhol Marc Márquez (Ducati) foi o segundo classificado, a 1,469 segundos do transalpino, com o também espanhol Pedro Acosta (GasGas) em terceiro, a 4,147.
O incidente entre Miguel Oliveira e Quartararo chegou a ser investigado pelos comissários, que, contudo, entenderam que se tratou de um incidente de corrida.
A prova ficou ainda marcada pela queda do espanhol Jorge Martín (Ducati) - líder do campeonato e dono da "pole position", com novo recorde do circuito - que caiu sozinho, a cinco voltas do final, quando era terceiro classificado.
Com estes resultados, Martín continua como líder do campeonato, com os mesmos 155 pontos que tinha à partida para a corrida "sprint".
A vitória deste sábado permitiu a Bagnaia recuperar 12 pontos, ficando, agora, a 29 de Martín. Já Miguel Oliveira mantém o 13.º lugar, com 29 pontos.
No domingo, disputa-se a corrida principal da sétima ronda da temporada.