Deslizamento de terra em Esposende. Bombeiros confirmam dois mortos e resgatam quatro pessoas
23-11-2022 - 06:31
 • João Cunha , Olímpia Mairos com redação

Os corpos das duas vítimas mortais, de 22 anos, estão por resgatar no 1.º andar da habitação.

Duas pessoas morreram esta madrugada em Palmeira de Faro, concelho de Esposende, vítimas de um deslizamento de terra. A casa com três pisos e onde estavam seis pessoas foi atingida com pedras de grande dimensão.

O adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Esposende confirma à Renascença as duas mortes e adianta que quatro pessoas foram retiradas com vida.

“Temos a confirmação de dois óbitos, moradores da habitação, com 22 anos, um masculino e um feminino”, refere Júlio Melo, adiantando que “os corpos ainda se encontram no local, mas que aguardam que haja condições e também maquinaria para podermos proceder à retirada dos detritos para chegar aos corpos”. O mesmo responsável acrescenta ainda que “quatro pessoas saíram ilesas da habitação: um casal adulto entre os 45/50 anos e duas crianças de dois e 12 anos.

Toda a habitação foi atingida, desde a cave até ao primeiro andar, por este deslize de terras, sendo que as vítimas mortais estavam no primeiro andar.

Causas por apurar

A chuva que tem caído nos últimos dias na região pode ter estado na origem do deslize, mas no topo do monte onde ocorreu o deslize de terras terá sido feita uma terraplanagem, para permitir a construção de uma habitação.

“Estão os engenheiros da Câmara de Esposende no local e vamos ter ainda apoio de dois engenheiros técnicos por parte da Universidade do Minho", indica Júlio Melo, garantindo que vão dar todo o apoio à averiguação para as autoridades identificarem as causas deste incidente.

Aguarda-se a chegada de maquinaria pesada para proceder à remoção de terras, depois de os técnicos no terreno garantirem que estão reunidas as condições de segurança para tal.

A Polícia Judiciária também está no terreno, para ajudar a apurar as causas deste deslize de terras.

Para o local foram deslocados 27 operacionais apoiados por 12 viaturas, segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Entre os meios no local está uma equipa de psicólogos do INEM.

O alerta foi dado às 3h55.


[notícia atualizada ás 9h25]