Marão. Um enorme túnel com segurança máxima
20-04-2016 - 12:39
 • Olímpia Mairos

Tem seis quilómetros e custou 88 milhões de euros, dos quais cerca de 17 milhões foram reservados para equipamentos de segurança. Percorrê-lo vai custar entre 1,95 euros (classe 1) e 4,90 euros (classe 4). Ainda não há data para a inauguração.

Os trabalhos de construção civil estão concluídos e as atenções centram-se agora no interior do maior túnel rodoviário mineiro da Península Ibérica. É preciso testar os sistemas que garantem a segurança, porque o objectivo é “pôr o mais rapidamente possível esta infraestrutura ao serviço, mas em totais condições de segurança”, diz à Renascença o coordenador do empreendimento, André Oliveira. Ainda não há data para a inauguração.

O Túnel do Marão “cumpre todos os requisitos de segurança” e, em algumas situações, vai até para além do que é imposto por lei, como, por exemplo, a nível das bocas-de-incêndio que estão colocadas de 180 em 180 metros, quando a lei impõe 200, ou nas galerias de emergência que distanciam 400 metros e em que a lei estabelece 500.

O empreendimento inclui dois túneis, duas galerias gémeas, que foram construídos em paralelo e está coberto por um sistema de videovigilância e de detecção automática de incidente.

André Oliveira, esclarece que em situações de anomalia, carro parado ou incêndio, “a câmara mais próxima do local foca a anomalia, puxa a situação para o ‘vídeo hall’ do centro de controlo onde em permanência estão dois operadores”.

É o próprio sistema que sugere formas de actuação de acordo com a gravidade da ocorrência e o procedimento de emergência que deve ser tomado.

“Os operadores podem comunicar com os utentes através dos painéis luminosos de informação, dos megafones instalados ao longo da estrutura ou através da rádio, já que a mensagem pode interromper a emissão de uma das quatro rádios que poderão ser ouvidas no interior”, avança o coordenador.

Ao longo de toda a extensão do túnel existem “dois passadiços para encaminhar os utentes para as 13 passagens de emergência, seis das quais permitem a passagem dos veículos para a outra galeria que poderá ser encerrada para a evacuação ou passagem dos veículos de emergência”, explica André Oliveira.

Túnel custou 88 milhões de euros

Em caso de incidente “o princípio básico de evacuação é para montante do acidente, nunca para jusante”, porque frisa André Oliveira “o sistema de ventilação, em caso de incêndio, empurra os fumos e os gases produzidos para jusante e, portanto, a fuga terá de ocorrer sempre para montante”.

No interior existem telefones de emergência, rede de telemóvel para facilitar as comunicações e 72 ventiladores.

O túnel possui também uma coluna de água que percorre toda extensão e alimenta as bocas-de-incêndio. Possui ainda sensores de opacidade, de gases como monóxido de carbono e óxido nítrico, de diferenças de temperatura, de medição de velocidade, de orientação e de iluminação.

De acordo com informações da Infra-estruturas de Portugal, concluir o túnel custou 88 milhões de euros, dos quais cerca de 17 milhões de euros foram reservados para os equipamentos de segurança.

O Túnel do Marão tem quase seis quilómetros de extensão, inclinação constante de 2,5% e 160 metros de desnível entre extremidades.

A velocidade máxima pela travessia do Marão é 100 quilómetros hora e a altura máxima permitida para os veículos é de cinco metros.

Vai desencravar o interior norte do país reduzindo em 20 minutos a duração da viagem até ao Porto. Prevê-se uma redução da sinistralidade registada no IP4.

Percorrer esta nova via vai custar entre o 1,95 (veículos classe 1) aos 4,90 (classe 4).