​BCE escuta eurodeputados sobre eurozona
21-11-2016 - 14:05

Atenções viradas esta semana para a sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Os eurodeputados vão hoje debater o crescimento e a inflação na zona euro, com o presidente do Banco Central Europeu.

Amanhã, é a vez da Turquia na agenda. O possível congelamento das negociações de adesão é uma das questões em debate com a Alta Representante para as Relações Externas. Muitos deputados consideram que há uma degradação da democracia e dos direitos fundamentais na Turquia.

Quinta-feira, há cimeira entre a UE e a Ucrânia. Os líderes das instituições europeias reúnem-se com o Presidente Poroshenko para discutir as relações bilaterais. Agora num novo contexto com a futura Administração norte americana. A possibilidade de uma política norte-americana mais isolacionista preocupa a Europa.

A semana fecha com um debate no PE com a Provedora de Justiça Europeia. É provável que os eurodeputados abordem a contratação de Durão Barroso pela Goldman Sachs. A Provedora tem mantido pressão sobre a Comissão para que tome posição sobre esta situação. Para além do debate, o PE vai votar um relatório que manifesta "grande preocupação" com a nomeação do ex-presidente da Comissão Durão Barroso para a Goldman Sachs. O relatório saúda a continuação das investigações da Provedora sobre os designados casos das “portas giratórias” na Comissão.