OE2023. Governo reforça investimento em cibersegurança e cria escola de Ciberdefesa
10-10-2022 - 14:27
 • Fábio Monteiro

O executivo de António Costa acautela um reforço do quadro geral de cibersegurança em 41 milhões de euros. O Governo aloca ainda 79 milhões de euros para melhorar a rede informática do Governo.

Os últimos dez meses em Portugal foram marcados por vários ataques informáticos de grandes proporções. E isso está plasmado no Orçamento de Estado para 2023. O executivo de António Costa acautela um reforço do quadro geral de cibersegurança em 41 milhões de euros.

Este montante servirá para robustecer “o quadro nacional de cibersegurança aprofundando, de forma estruturada e integrada, a capacitação no domínio da cibersegurança e da utilização segura dos dados”.

O Governo aloca ainda 79 milhões de euros para melhorar a rede informática do Governo, assim como “a cobertura e capacidade da Rede de Comunicações de Emergência do Estado”.

O Orçamento de Estado para 2023 acautela ainda a criação de uma escola de Ciberdefesa, entidade “responsável pelo sistema de formação da ciberdefesa no âmbito das Forças Armadas”.

O objetivo desta iniciativa é a “capacitação de recursos humanos especialmente qualificados para fazer face aos desafios do novo espaço de operações”.