Papa sobre o G20: “Há alianças muito perigosas entre poderes"
08-07-2017 - 10:47

América e Rússia, China e Coreia do Norte estão ente as alianças que mais preocupam Francisco, que deixa também um apelo à Europa.

O Papa diz-se preocupado com a cimeira do G-20. Este sábado, em entrevista ao jornal italiano “La Republicca”, Francisco diz ter medo de alianças “muito perigosas entre potências que têm uma visão distorcida do mundo”.

O Papa fala claramente das alianças entre América e Rússia, China e Coreia do Norte, Putin e Assad na guerra na Síria.

Questionado sobre qual o perigo dessas alianças, Francisco fala de riscos para a imigração, os pobres, os fracos, os excluídos, os migrantes e do medo que estes provocam nos países para os quais imigram.

“É por isso que o G20 me preocupa”, afirma.

Francisco apela à Europa que se torne uma comunidade federal e avisa que, se assim não for, a União Europeia acabará por esvair-se de significado no mundo actual.

A cimeira do G20 está a decorrer na cidade alemã de Hamburgo desde sexta-feira e termina este sábado.

No primeiro dia, o Papa enviou uma mensagem aos líderes das 20 maiores economias a pedir “prioridade absoluta” para os mais pobres e os refugiados na política internacional. Francisco considera que o crescimento económico mundial não pode alhear-se dos conflitos em curso, nem do problema mundial das migrações.

À margem cimeira, registo para os confrontos entre manifestantes e a polícia, que já provocaram dezenas de feridos.