Estudo da UMinho. Portugal é "o país mais centralizado da Europa"
12-11-2018 - 18:21
 • Henrique Cunha

Estudo da Universidade do Minho analisou 85 mil contratos do Estado, concluindo que há uma elevada concentração de compras do Estado em Lisboa.

Um estudo da Universidade do Minho (UMinho) conclui que Portugal é "o país mais centralizado da Europa".

O estudo, que é apresentado na terça-feita pela Associação Comercial do Porto, analisou 85 mil contratos do Estado, demonstrando a concentração das compras do Estado em Lisboa.

“Se há coisa que este estudo mostra à sociedade é de facto a hiperconcentração em Lisboa das compras do Estado”, diz à Renascença o presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho.

Botelho dá o exemplo de “reitores do Interior que têm que comprar viagens para o estrangeiro através de empresas que estão sediadas em Lisboa e que, em alguns casos, nem portuguesas são”, algo que "não faz sentido nenhum”, até porque “as viagens ficam mais caras”.

Para Nuno Botelho, “tudo isto faz com que o nosso pais seja o mais concentrado da Europa e um dos mais atrasados e com menor crescimento”.

"Assimetrias e Convergência Regional: Implicações para a Descentralização e Desconcentração do Estado em Portugal" é o tema do estudo encomendado à Universidade do Minho, em que "foram analisados 85 mil contratos”, o que o torna no “maior estudo alguma vez realizado em Portugal sobre descentralização”.

O presidente da Associação Comercial do Porto revela que, no âmbito deste estudo, “serão apresentadas, no início do próximo ano, outras vertentes sobre outros temas”, nomeadamente “sobre temáticas como o transporte e de como deve ser feita a descentralização do transporte"

O estudo da Associação Comercial do Porto é apresentado amanhã no Palácio da Bolsa.