Papa Francisco lamenta "oportunidades desperdiçadas" na promoção da Paz
31-12-2017 - 16:53

Na última acção de graças do ano, o Papa Francisco lembrou “todas as pequenas e grandes ofensas à vida, à verdade” e à fraternidade que causam “múltiplas formas de degradação humana social e ambiental”.

O Papa Francisco lamentou, este domingo, a forma como o ser humano desperdiça e fere a obra de Deus com “mentiras e injustiças” e apontou as guerras como “sinal flagrante deste orgulho recorrente e absurdo”.

Perante centenas de fiéis, reunidas na Basílica de São Pedro para a última acção de graças do ano, o Papa lamentou o que classifica como oportunidades desperdiçadas pela Humanidade, em particular na promoção da paz, da igualdade e da dignidade do próximo.

“Nesta altura do ano de 2017, que Deus nos deu inteiro e saudável, nós, seres humanos, de muitas maneiras desperdiçámos e ferimos com obras da morte, com mentiras e injustiças."

"As guerras são o sinal flagrante deste orgulho recorrente e absurdo”, recordou o Sumo Pontífice.

Francisco lembrou, também, “todas as pequenas e grandes ofensas à vida, à verdade” e à fraternidade que causam “múltiplas formas de degradação humana social e ambiental”.

Para o Papa, os católicos devem “assumir, diante de Deus, dos nossos irmãos e da nossa criação”, a “responsabilidade” desses actos.