Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Música

Sete anos sem Zé Pedro. Fundador dos Xutos eternizado com jardim e estátua

30 nov, 2024 - 15:36 • Lusa, com redação

A inauguração decorre no dia em que se assinala o 7.º aniversário da morte do fundador dos Xutos & Pontapés.

A+ / A-

A Junta de Freguesia dos Olivais, em parceria com a Câmara de Lisboa, inaugura este sábado à tarde uma estátua em homenagem a Zé Pedro, fundador e guitarrista dos Xutos & Pontapés, falecido em 2017.

A inauguração, marcada para as 17h00, na Rua General Silva Freire, acontece no dia em que se assinala o 7.º aniversário da morte de Zé Pedro.

A estátua será colocada num jardim junto à morada onde o músico cresceu, e perto da garagem onde os Xutos & Pontapés ensaiaram pouco após a sua fundação.

Esse mesmo jardim ganha uma placa toponímica com o seu nome, passando a ser designado de Jardim Zé Pedro.

Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés e figura lendária do rock português, morreu a 30 de novembro de 2017. Tinha 61 anos e faleceu em casa, vítima de doença prolongada.

Zé Pedro foi um dos fundadores dos Xutos, banda que começou por se chamar Delirium Tremens. Tinha 22 anos.

O primeiro ensaio aconteceu em Dezembro de 1978, na Senófila, em Lisboa, e o primeiro concerto realizou-se em 13 de Janeiro do ano seguinte, nos Alunos de Apolo, em Lisboa, e durou poucos minutos devido ao escasso repertório da banda.

Foram os primeiros passos de uma carreira de sucesso, com milhares de discos vendidos, digressões, incontáveis concertos em Portugal e no resto do mundo e a conquista de uma legião de fãs devotos.

Sete momentos para recordar Zé Pedro dos Xutos
Sete momentos para recordar Zé Pedro dos Xutos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+