Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Música

Buba Espinho. “O Cante Alentejano são vários corações a bater ao mesmo tempo”

27 nov, 2024 - 16:40 • Marina Duarte, Dina Isabel (entrevista), André Pereira (vídeo)

Para celebrar os 10 anos do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o cantor de Beja lança um vídeo comemorativo.

A+ / A-
Buba Espinho. "O Cante Alentejano são vários corações a bater ao mesmo tempo"
Buba Espinho. "O Cante Alentejano são vários corações a bater ao mesmo tempo"

No dia em que se assinalam os 10 anos do reconhecimento do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, Buba Espinho lançou um vídeo comemorativo com uma interpretação especial da moda "É tão Grande o Alentejo".

“Sempre sonhei com este momento de me rodear dos meus amigos, da minha família, dos grupos corais que tenho e sempre tive como referência”, conta Buba à Renascença. A música foi escolhida por ser uma moda que é muito especial para o cantor e por considerar que esta é um verdadeiro hino do Cante Alentejano.

O vídeo, foi gravado ao vivo e sem cortes, contou com 150 participantes de várias idades que representam o passado, o presente e o futuro do Cante Alentejano. Futuro esse, que segundo o cantor está mais do que assegurado, havendo neste momento “milhares de crianças a aprender Cante Alentejano nas escolas”.

Nesta entrevista que deu a Dina Isabel, Buba Espinho recordou ainda o momento em que cantou, com o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento, para o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em 2023, e revelou a importância para a música alentejana de colaborar com os D.A.M.A. na música “Casa”.

Além da entrevista que Buba Espinho deu à Renascença, pode ver também "É tão Grande o Alentejo", o vídeo comemorativo dos 10 anos do reconhecimento do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O projeto de Buba Espinho ganhou forma num vídeo realizado por Patrícia Santos e Miguel Cristovinho (vocalista dos D.A.M.A).

Citando Alberto Giacometti, Buba Espinho lembra que “Povo que canta nunca morrerá” e promete ensinar Cante Alentejano à sua filha para que a tradição da família e do seu povo nunca desapareçam

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+