11 nov, 2024 - 18:17 • Lusa
A atriz portuguesa Joana Santos foi premiada no domingo no Festival Internacional de Cinema de Salónica, na Grécia, pela interpretação no filme "On Falling", de Laura Carreira, revelou a organização.
Segundo a lista de premiados divulgada, Joana Santos venceu o prémio de melhor atriz na 65.ª edição deste festival de cinema, que terminou no domingo.
"On Falling" é a primeira longa-metragem de ficção de Laura Carreira e é protagonizada por Joana Santos, no papel de Aurora, uma jovem mulher portuguesa emigrada na Escócia, que trabalha num armazém e se depara com dificuldades em subsistir mensalmente.
O filme segue os dias de Aurora, entre um trabalho monótono, precário e profundamente desumanizado, e a vida privada, num esforço pessoal em pagar as contas e em tentar socializar, numa casa partilhada com outros imigrantes.
Joana Santos, atriz e modelo, tem quase duas décadas de carreira na representação, tendo começado por participar em projetos em televisão, em particular telenovelas, como e séries.
Em teatro, Joana Santos entrou em peças como "A noite", de José Carlos Garcia, e "Um elétrico chamado desejo", encenada por Bruno Bravo.
Antes de "On Falling", Joana Santos fez, por exemplo, "Vadio", de Simão Cayatte, e "Um filme em forma de assim", de João Botelho.
"On Falling" teve estreia mundial em setembro no Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, e também já foi exibido noutros festivais, nomeadamente o de San Sebastián, onde venceu o prémio de melhor realização, e o de Londres, vencendo a competição internacional.
Ainda sem data de estreia anunciadas nas salas de cinema, "On Falling" integra o programa do festival LEFFEST, que está a decorrer em Lisboa.
Anteriormente, Laura Carreira dirigiu as "curtas" "Red Hill" (2018) e "The Shift" (2020), que também abordam questões ligadas ao trabalho e à precariedade.
"On Falling" tem produção da portuguesa BRO Cinema, em coprodução com o Reino Unido, através da Sixteen Films, cofundada pelo realizador Ken Loach.
[Artigo atualizado com correções do nome de José Carlos Garcia e Bruno Bravo]