Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Arqueologia

Cromeleque dos Almendres reabre com novas regras de visita

19 set, 2024 - 16:40 • Maria João Costa

Depois de obras de conservação reabre ao público um dos monumentos megalíticos mais importantes da Península Ibérica e há uma nova descoberta. Para salvaguarda, a Câmara de Évora, decidiu criar um circuito de visitação à volta do Cromeleque dos Almendres.

A+ / A-

As obras de salvaguarda do Cromeleque dos Almendres, em Évora, permitiram descobrir um novo menir. Eleva-se assim para 95 o número total de monólitos neste monumento megalítico, indica a Autarquia de Évora, em comunicado, esta quinta-feira.

“No decurso dos trabalhos de conservação, a equipa de arqueologia do município identificou um provável novo menir. Encontrava-se tombado e quase totalmente coberto por vegetação, cuja limpeza permitiu confirmar a descoberta”, indica a câmara.

“Trata-se de um monólito granítico, com cerca de 1 metro e 30 centímetros, semelhante àqueles que se encontram no lado nascente do monumento”, acrescenta a autarquia no comunicado em que anuncia para sábado, dia 21 a reabertura do Cromeleque dos Almendres ao público.

Depois de um ano de obras de conservação, a cargo da autarquia “em parceria com a tutela e o Grupo Pro-Évora”, o monumento megalítico volta a receber visitas. Mas há novas regras de visitação.

Para “reduzir o impacto da erosão no solo para proteção e salvaguarda do cromeleque” foi criado um circuito para “minimizar o impacto do pisoteamento dos visitantes”, refere a autarquia que, com isso, espera “melhorar a experiência de fruição do espaço”.

Anunciada está também uma intervenção, para o final do ano, que visa reabilitar o trajeto de acesso ao monumento nacional, considerado um dos mais importantes monumentos megalíticos da Península Ibérica. A assinalar a reabertura ao público, a autarquia recorda que tem patente até 28 de outubro a exposição temporária “Do Cabeço da Anta ao Alto das Pedras Talhas”, no Palácio de D. Manuel.

É uma mostra que quer “dar a conhecer o processo de descoberta e investigação de dois dos mais importantes monumentos megalíticos da Europa: o Cromeleque dos Almendres e a Anta Grande do Zambujeiro”.

Para este fim-de-semana está marcada uma visita, na aldeia de Valverde. A iniciativa “Equinócio Megalítico” prevê “no sábado uma visita guiada à Anta Grande do Zambujeiro, às 10h00, e a projeção de um documentário, produzido pelo município, na Casa do Povo de Valverde, às 11h30. No domingo, dia 22, será celebrado o nascer do sol pelo grupo ‘Cavalo de Vento’”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+