Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Surf

Quantas pessoas podem surfar uma onda? Matosinhos tenta bater recorde

13 set, 2024 - 15:10 • Jaime Dantas

O recorde atual foi alcançado na África do Sul, com 110 surfistas, há 10 anos.

A+ / A-

O "Norte Surf Fest" acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro e conta com várias atividades para os amantes de surf, mas a que salta mais à vista é a tentativa de bater o recorde do Guiness do maior número de surfistas na mesma onda.

O recorde atual já tem dez anos e foi alcançado na África do Sul, com 110 surfistas. A ideia de tentar trazer o título para Portugal surgiu em 2019 mas, por causa da pandemia de COVID-19, "ficou na gaveta".

À Renascença, o diretor executivo da Associação de Escolas de Surf de Portugal, Afonso Teixeira, admite que a conquista será difícil porque existem "alguns fatores que não controláveis como as condições do mar". No entanto, acredita " que vão conseguir as pessoas suficientes". Para que nada falhe, foi marcado um ensaio-geral para dia 21, às 9h00.

O evento foi criado não só para chamar surfistas, mas toda a população, "para que toda a família, e entusiastas, fique a saber um bocadinho daquilo que é história e a cultura que há por trás do surf", conta o responsável pelo evento.

Vídeo promocional do "Norte Surf Fest"

Fazem parte da programação sessões de prevenção de afogamentos, palestras e competições de surf.

Ainda antes da realização do evento, Afonso Teixeira diz que a organização está "totalmente disposta a mantê-lo como uma referência" e como um evento que "acontece durante muitos anos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+