Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Óbito

Morreu o ator James Earl Jones

09 set, 2024 - 21:51 • Ricardo Vieira

James Earl Jones tinha 93 anos. Lenda do teatro norte-americano, o ator também emprestou a voz à personagem Mufasa, em "O Rei Leão". Contracenou com Arnold Schwarzenegger em "Conan - o Bárbaro", com Eddie Murphy em "Um Príncipe em Nova Iorque", com Sean Connery em "Caça ao Outubro Vermelho" e Kevin Costner em "Campo de Sonhos".

A+ / A-

O ator norte-americano James Earl Jones, lenda do teatro que emprestou a voz a Darth Vader no cinema, morreu esta segunda-feira, avançou o seu agente.

James Earl Jones, que sofria de diabetes há vários anos, faleceu rodeado da família, adiantou Barry McPherson.

As causas da morte não foram reveladas.

Natural da localidade de Arkabutla, no estado do Mississipi, James Earl Jones tinha 93 anos.

O ator norte-americano emprestou a voz a Darth Vader, vilão da saga "Star Wars" ("Guerra das Estrelas").

Desde o primeiro filme, "Guerra das Estrelas: Uma Nova Esperança", em 1977, que o ator dava voz a um dos líderes mais temíveis do Império. No entanto, nunca vestiu a capa ou colocou o capacete de Darth Vader. Essa tarefa cabia a outros atores ao longo dos anos, nomeadamente Dave Prowse, na trilogia original de filmes.

Também fez a voz da personagem Mufasa no filme de animação "O Rei Leão", e até aos separadores do canal de notícias "CNN", que ainda usam a voz de Earl Jones. A "CNN" lamentou a morte do ator, declarando que "aquela voz notável é apenas uma de muitas coisas de que o mundo vai sentir falta do James".

Considerado um dos atores mais versáteis e distintos dos Estados Unidos, a estreia no cinema aconteceu em 1964 no filme "Dr. Strange Love", do realizador Stanley Kubrick.

James Earl Jones contracenou com Arnold Schwarzenegger em "Conan - o Bárbaro", com Eddie Murphy em "Um Príncipe em Nova Iorque", com Sean Connery em "Caça ao Outubro Vermelho" e Kevin Costner em "Campo de Sonhos".

Conhecido pela sua voz poderosa e inconfundível, também foi protagonista de uma grande carreira no teatro. Estreou-se em 1957 na Broadway, em Nova Iorque, onde fez parte do elenco de várias peças do dramaturgo britânico William Shakespeare.

Durante a sua longa e prolífera carreira, James Earl Jones conquistou três prémios Tony, dois Emmy e um Grammy.

Em 1985, o seu nome passou a figurar no Passeio da Fama do Teatro Americano e recebeu a Medalha Nacional das Artes em 1992, entre outras distinções.

Antes de entrar para o mundo da representação profissional, James Earl Jones ingressou na vida militar e chegou à patente de tenente. Foi no Exército que se converteu ao catolicismo.

O ator casou por duas vezes. A primeira com atriz e cantora Julienne Marie, de quem se divorciou em 1972, e mais tarde com a atriz Cecilia Hart, de quem teve um filho, Flynn.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+