Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

WhatsApp aproxima-se das redes sociais com canais de publicações públicas

08 jun, 2023 - 11:45 • Lusa

OMS, Barcelona e Manchester United estão entre os parceiros. Recurso será testado primeiro em Singapura e na Colômbia, antes de ser lançado noutros países.

A+ / A-

A aplicação de mensagens WhatsApp anunciou, esta quinta-feira, que vai ter um novo serviço de canais que irá permitir que os utilizadores comuniquem publicamente com um grande número de assinantes.

"Temos o prazer de apresentar os Canais WhatsApp, uma maneira fácil, confiável e privada de receber notícias importantes de pessoas e organizações na nossa plataforma", anunciou a subsidiária da Meta (Facebook, Instagram) em comunicado à imprensa online.

Este novo recurso será testado primeiro em Singapura e na Colômbia, antes de ser lançado noutros países.

Os utilizadores poderão encontrar os canais do seu interesse numa aba denominada "notícias", separada das discussões com seus contatos e grupos. Os administradores do canal não poderão adicionar inscritos, comunicando através do envio de mensagens, fotos, vídeos e pesquisas.

Segundo a Meta, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os clubes de futebol Barcelona e Manchester United estarão entre as organizações parceiras.

Este novo serviço deverá permitir ao grupo californiano relançar o sistema de mensagens em certas regiões do mundo (especialmente em África e na América Latina). O gigante da redes sociais passou por um ano difícil em 2022, incluindo a primeira queda na receita de publicidade desde a sua entrada em bolsa, em 2012.

Os canais permitirão às marcas uma nova forma de comunicar com os consumidores. Do lado da segurança e privacidade, os assinantes não verão os números de telefone de outras pessoas na audiência e as suas escolhas de canal serão privadas. O conteúdo postado desaparecerá após 30 dias.

"Os canais do WhatsApp terão como objetivo tornar-se o recurso de mensagens públicas mais seguro disponível e continuar a oferecer um nível de privacidade que os utilizadores da aplicação esperam", disse a empresa.

Contudo, "como os canais visam atingir um grande público", eles não serão criptografados por padrão como as conversas privadas, acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+