Tempo
|
A+ / A-

Cinema. Duas empresas portuguesas entre 50 maiores exibidoras da Europa

05 jun, 2023 - 15:20 • Lusa

Lista é encabeçada pela britânica Odeon.

A+ / A-

As empresas portuguesas NOS e Cineplace estão entre as 50 maiores exibidoras de cinema da Europa, numa lista encabeçada pela britânica Odeon e divulgada esta segunda-feira pela União Internacional de Cinemas (UNIC) e pela publicação Boxoffice Pro.

Os Cinemas NOS surgem em 24.º lugar, com 214 ecrãs em 30 localidades, enquanto a Cineplace, detida pela brasileira Orient Cinema, encerra a lista dos 50 maiores exibidores europeus, com 81 ecrãs (os dados de maio do Instituto do Cinema e do Audiovisual dão conta de 69) em 13 locais.

O grupo Odeon, propriedade da norte-americana AMC, lidera a segunda edição da lista, com 2.471 ecrãs em 283 locais de nove países, incluindo Portugal, onde marca presença através da UCI.

Como posição de solidariedade para com a Ucrânia, a lista exclui empresas russas, acrescentou a organização, em comunicado.

"Este "ranking" demonstra a força e diversidade da indústria europeia de cinema. Onze grupos estão presentes em três ou mais países, confirmando o seu papel como atores-chave regionais ou europeus", afirmou, citado no comunicado, presidente da UNIC, Phil Clapp.

A NOS e a Cineplace são as duas maiores exibidoras em Portugal, representando mais de metade dos ecrãs de cinema no país, uma proporção que aumenta para lá de dois terços em termos de espectadores, de acordo com os dados mais recentes do Instituto do Cinema e do Audiovisual.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+