Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Tina Turner. Recorde 10 músicas inesquecíveis da rainha do rock

24 mai, 2023 - 19:56 • Diogo Camilo

Cantora norte-americana faleceu esta quarta-feira aos 83 anos, na sua residência, na Suíça.

A+ / A-

A "rainha do Rock n'Roll", Tina Turner, morreu esta quarta-feira, aos 83 anos, e deixa alguns dos maiores êxitos musicais dos anos 80 e 90.

A sua versão de "Proud Mary", lançada dois anos depois do original dos Creedence Clearwater Revival, em 1971, valeu-lhe um Grammy e foi o lançamento de uma carreira brilhante.


Em 1984 lança o álbum "Private Dancer", com que venceu o Grammy de "Álbum do Ano", tornando-se a mais velha artista feminina a solo a atingir o topo da lista da Billboard, com 44 anos.



Entre as músicas do álbum estavam outros êxitos da norte-americana, como "What's Love Got to Do with It" e a versão de "Tonight", com David Bowie.



Em 1967, a cantora tornou-se a primeira mulher e artista negra a ser capa da Rolling Stone, que a considerou uma dos 100 Maiores Artistas de todos os tempos em 2008.



Em 1985 é lançado o filme Mad Max, em que é atriz principal ao lado de Mel Gibson, e no qual "We Don't Need Another Hero (Thunderdome)" é a música da trama.



Ao todo, na sua carreira, Tina Turner venceu 12 Grammys, incluindo três prémios do Hall of Fame, e vendeu mais de 100 milhões de álbuns.



Em 1986 lança "Break Every Rule" que dá origem à tour com o mesmo nome, na qual quebrou o recorde de assistência num concerto, quando 180 mil pessoas encheram o Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.



Com o álbum seguinte, "Foreign Affair", surge um dos seus maiores êxitos: "The Best", lançado em 1989.



É com este álbum que surge em Portugal, quando atuou em 1990, no Estádio de Alvalade. Voltaria a Lisboa em 1996, para um concerto no Estádio do Restelo.



Em 1993 surge o último grande êxito: uma colaboração com o italiano Eros Ramazzotti em 1997, "Cose della vita (Can't Stop Thinking of You)", a acompanhar o original lançado quatro anos antes.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+