Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Embaixadora da Boa Vontade

Fundo da ONU para a População homenageia Catarina Furtado

18 mai, 2023 - 12:50 • Lusa

Desde que foi nomeada embaixadora da Boa Vontade em 2000, pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Anan, Catarina Furtado visitou programas do UNFPA em mais de 10 países.

A+ / A-

O Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA, na sigla em inglês) prestou homenagem à embaixadora da Boa Vontade, Catarina Furtado, por "23 anos de serviço" na luta pelos "direitos de mulheres e meninas".

"Por mais de duas décadas, a Catarina tem sido uma defensora incansável do UNFPA e uma defensora global das mulheres e meninas", disse a diretora executiva da agência de saúde sexual e reprodutiva da ONU.

"Agradecemos-lhe o seu entusiasmo, dedicação e compaixão, e o enorme impacto dos seus esforços nas pessoas que servimos," disse Natalia Kanem, num comunicado divulgado hoje.

O UNFPA sublinhou que, "como uma das personalidades mediáticas mais conhecidas de Portugal, Catarina tem usado a sua plataforma para contar as histórias de mulheres e raparigas a audiências globais".

Desde que foi nomeada embaixadora da Boa Vontade em 2000, pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Anan, Catarina Furtado visitou programas do UNFPA em mais de 10 países, referiu o comunicado.

"Foi uma honra e um privilégio para mim passar os últimos 23 anos no UNFPA. A sua missão corre nas minhas veias, e as mulheres que ele serve são minhas irmãs, mães e filhas. As suas histórias e direitos são a minha motivação", disse Catarina Furtado.

"Desde as sobreviventes da violência doméstica em Timor-Leste às sobreviventes da mutilação genital feminina na Guiné-Bissau, os programas do UNFPA que visitei enchem-me de confiança e esperança", disse a portuguesa, citada no comunicado.

Catarina Furtado foi distinguida depois de falar durante uma reunião para a liderança global do UNFPA em Almaty, capital do Cazaquistão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    18 mai, 2023 Porto 13:11
    UFF! Finalmente uma boa notícia, parabéns Anjo de Portugal!!

Destaques V+