Tempo
|
A+ / A-

Arranca concurso que vai contratar 400 investigadores por seis anos

04 abr, 2023 - 12:39 • Lusa

No final deste concurso, terão sido contratados em cinco edições, 2.300 investigadores. Concurso visa combater precariedade e garantir estabilidade laboral aos investigadores

A+ / A-

O Concurso Estimulo ao Emprego Científico (CEEC) Individual arranca nesta terça-feira e prevê a contratação, por seis anos, de 400 investigadores doutorados, anunciou o Governo.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu o período de submissão de candidaturas à 6.ª edição daquele concurso anual que "prevê a contratação de mais 400 investigadores doutorados", avança o Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

O CEEC Individual financia contratos de seis anos para investigadores doutorados que desenvolvam investigação científica ou atividades de desenvolvimento tecnológico nas instituições que integram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, acrescenta a tutela.

1.900 contratos atribuídos em 5 edições do concurso

Nas cinco edições do CEEC Individual, a FCT atribuiu 1.900 contratos a investigadores doutorados, número que agora deverá subir para os 2.300 após a conclusão deste novo concurso.


Nesta edição são atribuídos contratos em três categorias: Investigação Júnior, para doutorados há cinco anos ou menos e com experiência de investigação pós-doutoral reduzida na área científica a que se candidata; Investigador auxiliar, para doutorados há mais de cinco anos e menos de 12 anos e com currículo relevante na área científica a que se candidatam e finalmente para Investigador principal.

O investigador principal tem de ser doutorado há mais de 12 anos, ter um currículo relevante na área científica a que se candidata e demonstrar alguma independência científica nos últimos três anos, segundo o MCTES.

Objetivo: combater precariedade dos investigadores

Para a tutela, este concurso permitirá continuar a combater regimes precários de contratação de investigadores e garantir a sua estabilidade laboral.

O período de candidatura é de um mês, terminando em 3 de maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+