Tempo
|
A+ / A-

"Terras do Borrego". Sousel promove quinzena gastronómica com 120 restaurantes

30 mar, 2023 - 01:24 • Lusa

Autarca lamenta o facto de a carne de borrego não constar da lista de produtos essenciais que o Governo anunciou, esta semana, para o "cabaz" com IVA Zero.

A+ / A-

Os pratos à base de carne de borrego vão ser "estrelas" em 120 restaurantes espalhados pelos 15 concelhos do distrito de Portalegre, numa quinzena gastronómica promovida pela Câmara de Sousel, a partir de domingo.

O Município de Sousel está a desenvolver, há mais de um ano, um projeto para transformar o concelho na "Capital do Borrego", uma marca territorial "que já é reconhecida a nível nacional", disse a autarquia, em comunicado.

No âmbito deste projeto, a partir de domingo e até 16 de abril, vai ter lugar a 2.ª edição da quinzena gastronómica "Terras do Borrego", não só no concelho, mas em todo o distrito.

"Conseguimos juntar todos os municípios do Alto Alentejo nesta iniciativa", realçou hoje à agência Lusa o vereador do Turismo no município de Sousel, Diogo Espanhol, indicando que, este ano, são "120" os restaurantes aderentes nos 15 concelhos.

A afirmação de Sousel enquanto "Capital do Borrego" está baseada na importância histórica e económica do gado ovino, que ostenta a classificação de qualidade de Indicação Geográfica Protegida (IGP) do Borrego do Nordeste Alentejano.

"Sousel quer afirmar-se como o maior produtor [de ovinos] porque temos aqui um grande efetivo no nosso concelho, com a empresa Pasto Alentejano, que é o maior fornecedor de carne de borrego no país e também exporta para outros países", frisou o vereador.

À margem deste projeto, mas com o objetivo de o promover, o autarca não deixou de lamentar o facto de a carne de borrego não constar da lista de produtos essenciais que o Governo anunciou, esta semana, para o "cabaz" com IVA a 0%.

"Todos os apoios que o Estado dá às famílias nos bens essenciais são bem-vindos, mas gostaríamos que o borrego também fizesse parte, porque é uma carne muito nutritiva e é uma pena não estar [englobada] nestes produtos", lamentou.

A quinzena "Terras do Borrego 23" vai contar com a participação do chefe de cozinha Jorge Peças, natural daquele concelho e responsável pelos "destinos gastronómicos" do hotel Convento do Espinheiro, em Évora, que vai confecionar várias entradas e petiscos.

De acordo com a autarquia, Sousel é uma "referência nacional e internacional" na criação de gado ovino "desde tempos imemoriais".

A pastorícia, produção de carne, fabrico de queijo e lã para a indústria são algumas das principais atividades económicas que marcam aquele concelho do distrito de Portalegre.

Além da empresa Pasto Alentejano, a Câmara de Sousel indica que o concelho conta com "quase uma centena de outros produtores" de ovinos, com um "importante papel" na economia nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+