Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. José Tolentino de Mendonça vence prémio D. Diniz 2022

22 mar, 2023 - 10:03 • Olímpia Mairos

Já a edição 2023 distingue a obra Mocidade Portuguesa, de Jorge Calado, editado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda.

A+ / A-

O cardeal e escritor português D. José Tolentino de Mendonça venceu a edição 2022 do Prémio D. Diniz, atribuído pela Fundação Casa de Mateus.

Em comunicado, a instituição revelou que o prémio foi atribuído ao livro de poesia “Introdução à pintura rupestre”, publicado pela editora Assírio & Alvim.

“Poemas relativos à infância, entre Angola e a Madeira, é uma bela meditação sobre a relação do homem com o seu passado e as imagens que dele restam, através do olhar de uma criança, e que o homem adulto procura recuperar, com as lacunas e desfigurações que o poeta encontra num romance tradicional recolhido da boca de sua avó, e que é uma das poucas recordações que dela subsistem”, assinalou o júri composto por Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral e Pedro Mexia, citado no comunicado.

O júri destaca ainda que o autor “como um arqueólogo, reconstitui essa vida de que só restam vestígios e, talvez, a lembrança de um paraíso perdido, que o prémio D. Diniz escolhe para figurar entre os nomes que, desde o início, lhe conferem o prestígio de um dos grandes prémios literários portugueses”.

José Tolentino Mendonça nasceu em Machico, no Funchal, a 15 de dezembro de 1965. Poeta, ensaísta e investigador, é doutorado em Teologia Bíblica. Foi ordenado padre em 1990 e bispo em 2018. É cardeal desde outubro de 2019 e Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação desde setembro de 2022.

Já a edição 2023 do Prémio D. Diniz distingue a obra Mocidade Portuguesa, de Jorge Calado, editado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda.

De acordo com o júri trata-se de “um livro que se destaca pela qualidade de uma escrita límpida que nos faz entrar num relato de formação pessoal e intelectual que, inscrita no género autobiográfico que tem, no campo da literatura, precedentes de que basta citar Miguel Torga ou Rúben A., nos dá um retrato da segunda metade do século XX, com destaque para os períodos da infância e adolescência do autor, resgatando do esquecimento uma das épocas mais apagadas da nossa História”.

O autor e cientista Jorge Calado nasceu em Lisboa, em 1938, licenciou-se em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (IST), doutorou-se pela Universidade de Oxford, é professor catedrático de Química-Física e de Termodinâmica Química no IST e um interessado nas relações entre as ciências e as artes.

O Prémio D. Diniz, atribuído pela Fundação da Casa de Mateus desde 1980 distingue anualmente uma obra de poesia, ensaio ou ficção ou a tradução portuguesa de uma obra fundamental do cânone literário. Em 2021, o Prémio foi atribuído a José Viale Moutinho, pelo seu livro "Camões e outros contemporâneos". A lista de premiados inclui, entre muitas outras personalidades, Agustina Bessa Luís (1980), José Saramago (1984), Eduardo Lourenço (1995), António Lobo Antunes (1999), Maria Teresa Horta (2011) ou Jorge Silva Melo (2021).

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+