Construir casas em Marte? Investigadores inventam novo material

21 mar, 2023 - 11:23 • Redação

StarCrete é mais forte que cimento e mais ecológico. Descubra como é feito.

Um grupo de investigadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, desenvolveu um novo material que poderá permitir a construção de casas em Marte.

Este novo material de construção, apelidado de StarCrete, faz uso do próprio solo do planeta vermelho a que se juntaria amido de batata para criar uma espécie de cimento. Desta forma, seria possível construir futuras bases espaciais em Marte, capazes de sustentar astronautas, de forma simples e barata.

Esta invenção foi alvo de uma publicação na revista científica Open Engineering, onde a equipa responsável pelo estudo explica que o StarCrete é duas vezes mais forte que o cimento e que também poderá ser utilizado para construções na Lua.

A mesma equipa já tinha testado outras alternativas onde se utilizavam sangue e urina dos astronautas como material de construção. A nova opção torna-se, neste contexto, menos complexa, uma vez que o amido de batata fará parte do processo de alimentação dos astronautas no planeta vermelho. "Já que vamos estar a produzir amido para a alimentação, faz sentido usá-lo antes como forma de ligação de elementos. Para além disso, os astronautas provavelmente não iriam querer viver em casas feitas de crostas e urina", diz a equipa.

Uma pitada de sal também vai ser necessária. Esta é, apesar de tudo, fácil de obter, dizem os investigadores: há no solo marciano e, no limite... nas lágrimas dos astronautas.

Enquanto não construímos em Marte, no entanto, a equipa pretende tentar explorar a StarCrete no planeta Terra. Se funcionar, poderá representar "uma alternativa ecológica ao cimento tradicional", especialmente porque pode ser feito "num forno ou microondas normais, a temperaturas normais de cozinha 'doméstica'".