Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Meta está a trabalhar numa nova rede social que será concorrente do Twitter

10 mar, 2023 - 23:57

A nova aplicação será projetada para ser interoperável com outras redes do mesmo tipo, como o Mastodon.

A+ / A-

A Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou esta sexta-feira que está a trabalhar numa nova rede social cuja descrição sinaliza tratar-se de um potencial futuro concorrente do Twitter.

"Estamos a pensar numa rede social descentralizada e independente que permita a partilha de mensagens escritas em tempo real", disse o grupo numa declaração enviada à AFP, confirmando informações divulgadas pelo 'site' Platformer.

De acordo com a informação, a nova aplicação será projetada para ser interoperável com outras redes do mesmo tipo, como o Mastodon, que ganhou relativa popularidade desde a aquisição do Twitter pelo bilionário Elon Musk em outubro passado.

O Mastodon opera através de servidores descentralizados, sem direção central nem autoridade de tomada de decisão.

Este anúncio ocorre quando o Twitter está a perder força desde a aquisição por Elon Musk, que demitiu mais da metade dos funcionários e tomou decisões polémicas que preocuparam os anunciantes.

A rede Twitter também é regularmente vítima de falhas técnicas.

A opção pela interoperabilidade prevista pela Meta também se destaca na abordagem do Twitter ao assunto: em dezembro, Elon Musk bloqueou brevemente as contas de vários utilizadores que partilhavam 'links' para outras redes sociais, incluindo Facebook, Instagram ou Mastodon.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    12 mar, 2023 Lisboa 20:01
    Vai estar cheio de escumalha fascista à semelhança do Twitter?

Destaques V+