Tempo
|
A+ / A-

Reportagem

Contadores de histórias. O universo de uma profissão de poucos

26 fev, 2023 - 12:00 • Teresa Paula Costa

São poucos em Portugal e percorrem as bibliotecas e as escolas de lés-a-lés para levar a magia dos contos tradicionais a crianças, jovens e, até, adultos. Contadores de histórias abriram as páginas dos seus livros para nos revelarem o seu mundo mágico.

A+ / A-
Contadores histórias

"Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto". O ditado faz justiça a quem conta contos ou histórias, porque, geralmente, os contadores não se limitam ao que está escrito. Não distorcem a história, mas contam-na à sua maneira. São poucos em Portugal.

Patrícia Amaral é contadora profissional de histórias desde 2001 e confessa que, raramente, pega nos livros.

“Isto não exige memorização, senão seria teatro, um monólogo”, explica Patrícia, para quem os contos tradicionais ressoam “de uma forma muito estranha, muito mística.” É que, “só preciso de ouvir, há contos que ficam para sempre” na memória, garante.

Então, como se prepara mentalmente? “Penso nas histórias que vou contar, no alinhamento em si, que é sempre muito flexível, pois depende sempre da plateia. Depois vejo nos olhos das pessoas se estão interessadas”.

Patrícia é formada em Estudos Portugueses, pela Universidade do Algarve, e foi a cadeira de Literatura Oral que a levou a apaixonar-se pelos contos tradicionais. Durante o curso trabalhou, cerca de ano e meio, a transcrever contos para o centro de investigação de estudos tradicionais da Universidade.

Da recolha desse património ao conto de histórias em sessões públicas, foi um passo curto.

Para ajudar a projetar a voz, tirou um curso de teatro, área em que também trabalha.

Os contos ajudam a lidar com os medos

“Todos os contos veiculam não só a explicação do mundo, mas uma série de valores, a questão da transição para a idade adulta, o casamento, a morte. Os contos trabalham tudo isto de uma forma muito lúdica”, afiança.

Também Jorge Serafim, contador de histórias, diz que “os contos têm esta dualidade do bem e o mal, a avareza e a humildade, e são formas de nos ensinar a lidar com os nossos medos”.

Por outro lado, há os benefícios cognitivos. “Quando se conta um conto uma criança, percebe-se que há uma relação entre personagens, que há um espaço, que há um tempo, que há um princípio, meio e fim.”

Um incentivo à leitura

Contar histórias pode ser um ótimo incentivo à leitura, dizem educadores e professores.

Jorge Serafim explica que uma sessão de contos pode ser o “início do contacto com a palavra escrita e com a literatura”.

Por isso, muitas vezes, no final de uma sessão de histórias no Jardim da Isabel, na vila da Batalha, as crianças pedem para ver mais livros. Neste infantário, como em muitos outros, o conto de histórias é uma atividade recorrente das educadoras, diz à Renascença Sónia Costa.

Contudo, trazer à instituição contadores profissionais é diferente e marcante, porque “cada contador tem o seu traço, a sua personalidade enquanto contador”, defende a educadora.

O agrupamento de escolas da Caranguejeira/Santa Catarina da Serra, no concelho de Leiria, decidiu este ano, pela primeira vez, proporcionar uma sessão de conto de histórias aos alunos do 9.º ano, a convite do grupo de teatro "O Nariz".

Susana Franco, da coordenação do agrupamento, considera tratar-se de “um bom incentivo à leitura”, pois cria nos jovens a “curiosidade de pesquisar”.

Na cidade de Leiria, sempre que O Nariz – Teatro de Grupo – realiza uma sessão pública de conto de histórias, a sala enche-se, não só de crianças, mas também de adultos.

Além dessas sessões, todos os anos, realiza um festival internacional que leva contadores de histórias às escolas dos distritos de Leiria e Santarém.

Portugal tem poucos contadores de histórias

Em Portugal, os contadores de histórias não ultrapassarão as três dezenas e não fazem desta a sua única atividade profissional, pois, financeiramente, ela não chega para garantir a sua sustentabilidade.

São pessoas ligadas, sobretudo, ao teatro, às bibliotecas e à literatura, até porque a atividade requer “muita leitura a nível geral”, considera Patrícia Amaral.

Por outro lado, é preciso “muita imaginação, muita observação do mundo e essa capacidade de deixar o inconsciente expressar-se”.

Além disso, tem de se ter competências ao nível da oralidade, como boa dicção e projeção de voz.

“Há muitas escolas a nível nacional e há quem ache que vai para uma escola, para uma formação e que sai dali formado e formatado”, mas não, alerta Jorge Serafim.

“O caminho de cada um é individual”, por isso, o conselho que o contador dá a quem quer seguir esta profissão é: “contem, recontem, e voltem a contar e a recontar”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adriana Rosa Souza
    20 set, 2023 Lisboa! 13:52
    Que maravilha!!! Muitos parabéns a esta grande contadora de estórias!!👏👏 Um forte abraço de uma outra contadora🥰
  • Manuel Garcia Vazque
    01 mar, 2023 Odivelas 22:19
    A cultura não se vende aos retalhos.. O contar estórias remonta a costumes ancestrais dos mais antigos de todas as comunidades. A arte expressa muito de estórias já contadas nas grutas nos tempos ditos pre historia e nem nada se escrevia. Na antiguidade o que escrevia em grego ou latim era até lido pelos escravos. A leitura em voz alta era apresentada escrita em sinais na casca das árvores, nas tabuinhas, nos papiros e nos pergaminhos antes do pael. O ler em voz ciciada foi adquirida pelo silêncio imposta no ambiente estéril das bibliotecas. Contadores de estórias os conheci mesmo anlfabetos, no campo e na cidade. Dizer que há poucos contadores de estórias penso não ser adequado e real.. o que há sim são profissionais que contam estórias em boa prece e narrativa.. Mas no teatro já se contavam estórias. Nas fogueiras, dos acampamentos, nas carroças dos ciganos, no borralho dos ambientes sempre se contaram e contam coisas do demo e dos santos.. Há de saber que neste momento se providencia formação a adultos no ISEC e já vai para alguns anos a eventuais contadores de estórias com estilo, método, técnica e criatividade.. Alguns dos actuais contadores passaram a ser conhecidos e começam os jovens e os adultos a exigir mais qualidade do contar em qualquer lugar...
  • Jozé Sabugo
    28 fev, 2023 Sintra 02:26
    " O caminho de cada um é individual " diz Jorge Serafim, mas para contar, recontar, voltar a contar e recontar e ser contador de histórias em Portugal, fica pelo caminho do esquecimento, se não é um contador tradicional e/ou não é apoiado oela Cultura, Educação, Social, Património, Turismo das Câmaras Municipais . É mais facil uma Junta de freguesia ou uma Câmara pagar a alunos de uma escola ou ceder transporte para ir ver (todos os anos) uma peça de Teatro, do que convidar um, dois ou três contadores de histórias, um grupo de marionetas ou um grupo de Dança para ir ao Teatro Municipal ou Casa da Cultura Local. Este caminho nunca é um trabalho individual. Se o é acumula outra função que é a de produtor se si mesmo, e aí já é um contador de histórias contemporâneo que usa a matriz do contador do Lugar ou Região, segundo uma análise modesta, do que é ser um contador de histórias no século XXI. Bem hajam ao AE Caranguejeira de Leiria, Joana Amaral, Jorge Serafim e á RR por este produto noticioso sobre os Contadores de Histórias. Jozé Sabugo

Destaques V+