Tempo
|
A+ / A-

Grammys. Beyoncé bate recorde e Harry Styles leva o prémio de Álbum do Ano

06 fev, 2023 - 07:00 • Daniela Espírito Santo , Pedro Valente Lima com Lusa

Kendrick Lamar dominou nas categorias de "rap". Já Viola Davis também deu nas vistas ao atingir o estatuto "EGOT".

A+ / A-
Grammys. Harry Styles vence Álbum do Ano, mas é Beyoncé quem faz História
Grammys. Harry Styles vence Álbum do Ano, mas é Beyoncé quem faz História

Na 65.ª edição dos Grammys, cerimónia que decorreu este domingo em Los Angeles, Harry Styles e Beyoncé foram os grandes vencedores de mais uma noite de prémios da indústria musical.

O cantor britânico levou para casa o prémio de Álbum do Ano. "Harry's House" também foi considerado o Melhor Álbum Pop Vocal. "Acho que em noites como esta é importante lembrarmos que não existe o melhor na música", realçou Harry Styles.

Com nove nomeações, Beyoncé levou a melhor nas categorias Melhor Performance R&B Tradicional e Melhor Canção de R&B, com a música "Break My Soul", e ainda Melhor Álbum de Dance/Eletrónica, com "Renaissance".

Aliás, graças a este último galardão, a cantora passou a ser a artista com mais Grammys da História, com 32 prémios. "Estou a tentar não me emocionar demasiado. Quero agradecer a Deus por me proteger", começou Beyoncé, no seu discurso de aceitação.

A cantora agradeceu também à família e ao marido, o "rapper" Jay-Z, e deu uma palavra aos seus fãs, especialmente na comunidade LGBTQIA+. "Quero agradecer à comunidade queer pelo vosso amor."

Deste modo, Beyoncé bate o recorde do maestro húngaro-britânico Georg Solti, que em 1997 alcançara o 31.º Grammy da sua carreira.

À partida para a cerimónia, a cantora já era a artista feminina com mais Grammys da História, assim como já tinha igualado o recorde de maior número de nomeações. Agora, Beyonce está empatada, precisamente, com o marido, Jay-Z, somando 88 indicações.

No entanto, a cantora era considerada uma das favoritas nos prémios mais cobiçados, incluindo Álbum do Ano, Gravação do Ano e Canção do Ano, mas não venceu em nenhuma destas categorias.

Beyoncé nunca venceu Álbum do Ano, apesar das sucessivas nomeações, sendo que apenas três artistas afro-americanas conseguiram esse feito: Natalie Cole, Whitney Houston e Lauryn Hill.

Em 2020, o cantor John Legend disse que era "quase impossível" para um artista afro-americano ganhar Álbum do Ano e apontou para as várias vezes em que Beyoncé perdeu a categoria.

Viola Davis: a mais recente membro do restrito "EGOT"

Quem também fez História foi Viola Davis, que recebeu o Grammy de Melhor Audiobook, com a obra "Finding Me". A atriz alcançou o cobiçado e muito raro estatuto de "EGOT", destinado a pessoas que conseguem acumular pelo menos uma distinção num circuito de prémios da indústria do espetáculo: Emmy (televisão), Grammy (música), Óscar (cinema) e Tony (teatro).

Entre outros artistas galardoados na 65.ª edição dos prémios, Lizzo foi distinguida com o Grammy de Gravação do Ano, com "About Damn Time”. Já Kendrick Lamar conquistou os Grammys de Melhor Álbum Rap, com "Mr Morale & The Big Steppers", e de Melhor Canção Rap e Melhor Performance Rap, com "The Heart Part 5".

Rosalía levou para casa o prémio de Melhor Álbum de Rock/Música Alternativa Latino, graças a "Motomami" e Taylor Swift arrecadou o Grammy de Melhor Vídeo de Música, com "All Too Well: The Short Film".

Conheça a lista completa de vencedores aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+