Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​“A Mandíbula de Caim”

Mil euros para quem resolver puzzle literário

04 fev, 2023 - 08:32 • Sandra Afonso

Tem mais de 90 anos, mas continua a entusiasmar leitores por todo o mundo e agora conquista novos espaços, como a rede social TikTok, onde se tornou viral. O segredo? “A Mandíbula de Caim” é muito mais do que um livro, é um verdadeiro quebra-cabeças e um mistério policial, que desafia até os mais perspicazes. A resolução deste puzzle literário já deu fama e dinheiro a alguns leitores, o mesmo pode acontecer em Portugal.

A+ / A-

Mil euros. É o que promete a editora Lua de Papel a quem desvendar este enigma em Portugal até ao final de 2023. Repete-se assim a tradição, lançada pelo primeiro editor, em 1934, que ofereceu 15 libras esterlinas a quem resolvesse os múltiplos crimes.

Tudo começou com a impressão do livro: um romance policial com 100 páginas e seis assassinatos, escrito pelo britânico Edward Powys Mathers, autor das enigmáticas palavras cruzadas do “Observer”, que assina com o pseudónimo Torquemada (a primeira arma do crime registada).

O mistério complicou-se quando as páginas acabaram (des)ordenadas de forma aleatória, “dizem que por acidente”, acrescenta a editora.

A dificuldade do desafio disparou. Já não bastava encontrar as seis vítimas e respetivos assassinos, era ainda preciso ordenar corretamente as páginas do livro, através da “lógica e de uma leitura inteligente”. Ainda por cima, há várias possibilidades, mas apenas uma está correta.

Nos anos de 1930, apenas dois leitores chegaram à solução: S. Sydney-Turner e W. S. Kennedy. Acabaram por receber 25 libras cada um.

O regresso do “puzzle literário mais difícil do mundo”

Só passado quase um século o enigma voltou a ser desvendado, pelo ator John Finnemore, uma de 12 pessoas desafiadas pela Fundação Laurence Sterne, que recebeu uma cópia do livro como oferta.

“A Mandíbula de Caim” regressou à ribalta depois de voltar a ser editado em Inglaterra, em 2019, com as páginas desordenadas tal como saíram na primeira edição. Outros países repetiram a iniciativa e daí até ser um sucesso de visualizações e partilhas nas redes sociais foi um sprint. No TikTok leitores de todo o mundo partilham pistas e “quadros de investigação”.


O livro aparece ainda no sucesso da Netflix, “Glass Onion”, logo no início. É possível ver a obra no chão, da casa de banho, enquanto o protagonista Benoit Blanc (Daniel Craig) fuma charuto na banheira e olha para o portátil.

O jornal “The Guardian” descreve-o como “o puzzle literário mais diabolicamente difícil do mundo”. A editora adverte que “o quebra cabeças é extremamente difícil” e “desaconselhado a pessoas impressionáveis”.

Só o primeiro tem direito a mil euros

Antes de entrar na história, o leitor encontra a “Folha de Soluções”: duas páginas onde é convidado a identificar-se, revelar as vítimas e respetivos assassinos e ordenar as páginas corretamente (apenas uma ordem está certa).

Para que os leitores não se percam no processo, as páginas estão numeradas, só estão impressas num dos lados e todas têm espaço para notas. Adicionalmente, podem ser facilmente destacadas ou recortadas.

A solução deve ser enviada por email, até 31 de dezembro de 2023. Cada pessoa só pode participar uma vez.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+