Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reportagem

De Silicon Valley para Vila de Frades. Vinho de talha faz regressar os filhos à terra

02 fev, 2023 - 23:41 • Tomás Anjinho Chagas

Vidigueira quer tornar método de produção ancestral património imaterial da Unesco. Rúben e Teresa voltaram para a terra que os viu crescer para o produzir. PCP vai apoiar a candidatura.

A+ / A-
Vinho de Talha a património da Humanidade - Reportagem de Tomás Anjinho Chagas
Oiça a reportagem da Renascença em Vila de Frades

Estagiar em Silicon Valley, trabalhar em São Francisco, fazer meio mundo de mochila às costas. E voltar para Vila de Frades para produzir vinho de talha. Foi o que fez Rúben Honrado.

Nesta aldeia com cerca de 800 habitantes no distrito de Beja, luta-se contra a desertificação, e o vinho tem sido uma das armas utilizadas. O concelho de Vidigueira quer colocar o método de produção ancestral - do tempo dos romanos- no inventário nacional, e depois elevá-lo a património imaterial da humanidade da UNESCO. Pelo meio, os deputados do PCP prometem ajudar.

No Alentejo profundo, canta-se que Vila de Frades "já não tem abades, mas tem adegas que são catedrais". O vinho de talha serve-se na malga, enquanto se ouve cante alentejano. São os símbolos que formam raízes e puxam os jovens que teimam em sair para as grandes cidades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+