Tempo
|
A+ / A-

Arquiteto Carrilho da Graça distinguido com o Prémio Nuno Teotónio Pereira

01 fev, 2023 - 18:39 • Lusa

João Carrilho da Graça é autor de projetos como o Museu do Oriente, musealização arqueológica da Praça Nova do Castelo de São Jorge e das Escolas Superiores de Música e de Comunicação Social de Lisboa.

A+ / A-

O arquiteto João Luís Carrilho da Graça foi distinguido com o Prémio Nuno Teotónio Pereira 2022 pelo projeto do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, em Abrantes, segundo informação publicada pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Atribuída pelo instituto público, a distinção foi entregue na segunda-feira, numa cerimónia no Museu da Eletricidade, em Lisboa, como se lê na página do IHRU na Internet.

O galardão foi entregue ao arquiteto, vencedor do Prémio Pessoa em 2008, na vertente de Reabilitação de Edifício de Equipamento pelo projeto de reabilitação e adaptação do Convento de São Domingos a Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, em Abrantes.

Inaugurado em 2021, o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, instalado no Convento de São Domingos, é da autoria do arquiteto João Luís Carrilho da Graça, com museografia do designer Nuno Gusmão e museologia de Fernando António Batista Pereira e de Luiz Oosterbeek, indica o ateliê do arquiteto, em comunicado divulgado esta quarta-feira.

O projeto "desenvolve-se a partir de uma dialética que procura esclarecer o conjunto conventual pré existente", segundo o ateliê, "partindo dos pressupostos programáticos e logísticos inerentes à construção das condições museológicas num edifício histórico".

Organizados em torno do claustro original, "os espaços do convento veem revelada e explorada pelo projeto uma inesperada qualidade e flexibilidade arquitetónica que mais sublinharam a necessidade do restauro, reabilitação e dotação infraestrutural do edifício se pautar por um silêncio formal, e uma ocupação funcional adaptados às características espaciais e estruturais do conjunto", descreve o ateliê.

O edifício possui serviços técnicos e de apoio ao funcionamento do museu, espaços expositivos para núcleos específicos das coleções e fundos depositados na Câmara Municipal de Abrantes, como acervos municipais de arqueologia e arte do município, a Coleção Estrada, a Coleção da pintora Maria Lucília Moita e a Coleção de Arte Contemporânea Figueiredo Ribeiro.

Nascido em Portalegre, em 1952, Carrilho da Graça licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1977 (atual Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa), ano em que iniciou a sua atividade profissional.

Foi por várias vezes nomeado para o prémio europeu de arquitetura Mies van der Rohe e distinguido com o Prémio Valmor pelo Pavilhão do Conhecimento dos Mares (1998) e pela Escola Superior de Música (2008).

Ao conjunto da sua obra foram já atribuídos diversos prémios, nomeadamente o da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA), em 1992, a Ordem de Mérito da República Portuguesa (1999), o título de Chevalier des Arts et des Lettres da República Francesa (2010) e a Medalha da Academia da Arquitetura de França (2012).

O Prémio Nuno Teotónio Pereira, o mais antigo no setor do imobiliário em Portugal, promovido pelo IHRU, teve, em 2016, o seu nome alterado com o objetivo de prestar homenagem ao arquiteto Nuno Teotónio Pereira (1922-2016).

Este galardão foi criado para distinguir e incentivar as boas práticas nas áreas de atuação do IHRU na vertente de reabilitação urbana e de produção científica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+