Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Já estreou "The Last of Us", a "melhor adaptação de videojogos alguma vez feita"

17 jan, 2023 - 07:32 • Pedro Valente Lima

Série tem sido aclamada pela crítica e pelos fãs do videojogo, especialmente por ser bastante "fiel" à produção original da PlayStation.

A+ / A-

A série "The Last of Us" estreou esta segunda-feira e parece já ter conquistado não só a crítica, mas sobretudo os fãs do videojogo em que se baseia.

O primeiro episódio da produção da HBO, com quase 1h30 de duração, prometia quebrar a "maldição" das más, ou pelo menos difíceis, adaptações de videojogos ao cinema e televisão.

Na plataforma online Rotten Tomatoes, uma das mais conhecidas na agregação de avaliações de produções de cinema e de televisão, o primeiro episódio de "The Last of Us" arrancou 96% de críticas positivas entre os espectadores e 99% entre os críticos.

Para a Empire Magazine, por exemplo, a série é, "confortavelmente, a melhor adaptação de um videojogo alguma vez feita", uma produção que "aprofunda o enredo distópico, enquanto se mantém fiel à essência da sua emoção". "Tal como o jogo, é também uma obra-prima."

Para Peter Travers, crítico da ABC News, o espectador não precisa de se preocupar "se não for um gamer", uma vez que "a série vai ser intensa".

Mas há avaliações mais modestas, como a da Vanity Fair, que afirma "não se tratar da revolução" que tem sido descrita. "É simplesmente boa televisão que eleva [a série] ligeiramente acima dos seus pares dentro do género."

No entanto, tal como salienta o The Washington Post, um dos grandes elogios está relacionado com a maneira como a série se mantém "fiel ao jogo", que foi lançado inicialmente em 2013 como sendo um dos "AAA Games" - os chamados "blockbusters" dos videojogos - da consola PlayStation 3.

A série conta a história de Joel e Ellie, duo que enfrenta um cenário pós-apocalíptico de luta pela sobrevivência da humanidade, ameaçada por fungos parasitas capazes de infetar as pessoas e transformá-las numa espécie de "zombies".

"Parece que estás no videojogo"

Nas redes sociais, os fãs de "The Last of Us" têm apontado para as semelhanças, que quase passam por fotocópias do videojogo. As similaridades apresentadas vão desde os planos de filmagem e cenários à reprodução praticamente exata de cenas do título da Sony.

Atenção aos "spoilers" - mas para quem já experienciou o jogo em primeira mão, a surpresa poderá não ser tanta.

Algumas das cenas, como a da fuga no carro, procuram imitar a perspetiva de third-person ("terceira pessoa", em português) que o videojogo proporcionava, por exemplo.

"Basta esta cena para perceber que estamos em boas mãos. Parece que estás no jogo, estou obcecado", escreve um utilizador do Twitter.

Já em 2013, quando "The Last of Us" chegou à PlayStation 3, a produção havia sido aclamada como um novo capítulo nos "story-driven games", isto é, videojogos mais alicerçados na sua componente narrativa.

Entretanto, o título já conta com uma sequela - "The Last of Us - Parte II" -, lançada em 2020 para a PlayStation 4 e que venceu o prémio de Jogo do Ano nos The Game Awards.

A série, exibida na plataforma HBO Max em Portugal, é mais uma das apostas recentes da Sony nas adaptações de videojogos ao cinema e televisão, depois do filme "Uncharted" ter estreado em 2022.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+