Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Filme madeirense galardoado em festival de cinema na Austrália

17 jan, 2023 - 08:42

Posso Olhar Por Ti "retrata um grupo de crianças organizado em prol de um objetivo comum".

A+ / A-

O filme madeirense Posso Olhar Por Ti, de Francisco Lobo Faria, foi premiado com o "Best Youth Cast" [melhor elenco de jovens] no festival australiano Titan International Film Festival, de acordo com a produtora.

A cerimónia de entrega de prémios da primeira edição do festival, referente ao ano 2022, realiza-se este sábado, no Palace Chauvel Cinema, em Sydney, e conta com a presença do realizador Francisco Lobo Faria, lê-se num comunicado enviado à Lusa pela produtora de cinema Filmógrafo.

Posso Olhar Por Ti "retrata um grupo de crianças organizado em prol de um objetivo comum e, para o alcançar, desenvolvem a sua veia empreendedora, exploram os seus talentos e capacidades, falham, desentendem-se, mas não desistem", referiu o comunicado.

Produzida na Madeira, a obra conta com a participação dos jovens atores Martim Lobo, Laura Silva, Francisca Madeira, Tiago Valente, Iago Fernandes, Matilde Gouveia e Eduarda Sousa.

Ainda de acordo com a nota do Filmógrafo, o realizador Francisco Lobo Faria expressou "emoção em poder receber o prémio e agradeceu à equipa do filme pelo seu trabalho dedicado".

O realizador destacou, além disso "a importância de contar histórias que retratem a realidade dos jovens e ajudam a compreendê-los melhor".

Com imagem de Carlos Melim, som de Daniel Guiomar, produção executiva de Vanessa Fernandes e montagem de Herman Delegado, "o filme reúne uma extensa lista de técnicos, atores e figurantes originários da Madeira", realçou o comunicado.

Francisco Lobo Faria é licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa. Como ator participou em filmes como "A Eternidade e um Dia", "Feiticeiro da Calheta" e a série de televisão "Abandonados". "Posso Olhar Por Ti" é o primeiro trabalho do ator enquanto argumentista e realizador.

O filme teve o apoio do Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, contando também com a participação da Câmara Municipal de Porto Moniz e de diversas entidades públicas e privadas da Madeira.

Numa reação, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, salientou que o prémio está "a mostrar o quão é importante" a aposta do Governo Regional "na área do cinema, audiovisual e multimédia".

Trata-se de "uma oportunidade acrescida de divulgar o trabalho dos madeirenses com outras competências profissionais e, por parte de gerações mais novas, neste caso, num país onde existe uma forte diáspora regional", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+