Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GLOBOS DE OURO 2023

Spielberg bate recordes em noite de regresso dos Globos de Ouro à televisão

11 jan, 2023 - 07:00 • Pedro Valente Lima

Realizador norte-americano já ganhou cinco Globos de Ouro para Melhor Filme. "House of The Dragon" vence Melhor Série de Drama.

A+ / A-

Na 80.ª edição dos Globos de Ouro "Os Fabelmans" valeram duas distinções, esta madrugada, a Steven Spielberg. "Os Espíritos de Inisherin" e "Abbott Elementary" dividiram o estatuto de produção mais galardoada na cerimónia, que regressou este ano à televisão: a entrega de prémios não foi transmitida no ano passado, sob o pano de acusações de racismo.

Aliás, no habitual monólogo inicial, desta vez apresentado por Jerrod Carmichael, o comediante começou por colocar o dedo na ferida: "Eu estou aqui, porque sou negro"

"Os Globos de Ouro não foram transmitidos na televisão no ano passado, porque a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, e não digo que seja uma organização racista, não tinha um único membro negro até à morte de George Floyd. Portanto, façam o que quiserem com essa informação."

Carmichael salientou ainda outro dado curioso: é a primeira vez em 80 anos de Globos de Ouro que a cerimónia é apresentada por uma pessoa afro-americana. "Num minuto estás a fazer chá de menta em casa. Noutro dia, és convidado para ser a cara negra de uma organização branca em apuros", brincou.

No entanto, o humorista sublinhou que, "independentemente do passado" da associação, era uma noite para "celebrar". "E eu penso que esta indústria merece noites destas e estou feliz por estarem todos aqui."

Já são cinco Globos de Ouro de Melhor Filme para Spielberg

À quarta já é recorde. O filme de Steven Spielberg, "Os Fabelmans", venceu a distinção de Melhor Filme de Drama e permitiu que o realizador amealhasse o seu quarto Globo de Ouro na categoria. Junta-se, assim, a "E.T.", "A Lista de Schindler" e "O Resgate do Soldado Ryan".

Feito inédito apenas superado... pelo próprio, se se contar com o Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia/Musical conquistado em 2021, com a segunda adaptação ao cinema de "West Side Story".

O cineasta do Ohio conquistou ainda o galardão de Melhor Realizador, o terceiro já conquistado por Spielberg nesta categoria.

No entanto, a produção cinematográfica mais premiada foi "Os Espíritos de Inisherin" ("The Banshees of Inisherin"). A longa-metragem irlandesa arrecadou três distinções: Melhor Filme de Comédia/Musical, Melhor Argumento, para Martin McDonagh, e Melhor Ator em Filme de Comédia/Musical, para Colin Farrell.

No capítulo do cinema, destacam-se também os Globos de Ouro para Melhor Atriz em Filme de Drama, atribuído a Cate Blanchett ("Tár"), e de Melhor Ator em Filme de Drama, para Austin Butler, que em "Elvis" reencarnou o "Rei do Rock 'n' Roll".

Já a sensação "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" ("Everything Everywhere All at Once") recebeu os prémios de Melhor Atriz em Filme de Comédia/Musical, para Michelle Yeoh, e de Melhor Ator Secundário em Filmes, para Ke Huy Quan.

A fechar a lista das distinções para longas-metragens de cinema, "Pinóquio", do realizador mexicano Guillerme del Toro, levou para casa o Globo de Ouro de Melhor Filme Animado, enquanto Angela Bassett recebeu o prémio de Melhor Atriz Secundária em Filmes, em "Black Panther: Wakanda para Sempre" ("Black Panther: Wakanda Forever").

A produção "Argentina, 1985" conquistou a distinção de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. O Globo de Ouro para Melhor Banda Sonora Original foi para o compositor Justin Hurwitz, em "Babylon", e o de Melhor Música Original foi para "Naatu Naatu", em "RRR".

"House of the Dragon" é a Melhor Série de Drama

Na secção das séries de televisão e das cada vez mais populares plataformas de streaming, "Casa do Dragão" ("House of the Dragon"), prequela de "Guerra dos Tronos" ("Game of Thrones"), foi distinguida como Melhor Série de Drama.

Já "Abbott Elementary", produção da ABC, foi a série mais galardoada, amealhando os Globos de Ouro para Melhor Série de Comédia/Musical, Melhor Atriz de Série de Comédia/Musical, para Quinta Brunson, e Melhor Ator Secundário em Série de Drama ou Comèdia/Musical, para Tyler James Williams.

A performance de Zendaya na série de drama adolescente "Euphoria", da HBO Max, valeu-lhe o prémio de Melhor Atriz em Série de Drama, enquanto Kevin Costner recebeu o galardão de Melhor Ator em Série de Drama, em "Yellowstone".

Também da HBO Max, uma das plataformas de streaming em evidência nesta noite de Hollywood, a minissérie "The White Lotus" ganhou os prémios de Melhor Série Limitada e de Melhor Atriz Secundária em Série Limitada, para Jennifer Coolidge.

Entre os artistas vencedores, destacam-se ainda Evan Peters ("Dahmer - Monstro: A História de Jeffrey Dahmer"), para Melhor Ator em Série Limitada, Amanda Seyfried ("The Dropout"), para Melhor Atriz em Série Limitada, Jeremy Allen White ("The Bear"), para Melhor Ator em Série de Comédia/Musical, Paul Walter Hauser ("Black Bird"), para Melhor Ator Secundário em Série Limitada, e Julia Garner ("Ozark"), para Melhor Atriz Secundária em Série de Drama ou Comédia/Musical.

Nomeados, mas sem quaisquer Globos de Ouro conquistados, ficaram os filmes "Avatar: O Caminho da Água" ("Avatar: The Way of Water"), "Top Gun: Maverick", ou "Glass Onion: A Knives Out Mystery". Entre as séries, "Better Call Saul", "Wednesday", "The Crown", ou "Andor" regressaram a casa sem quaisquer galardões.

No final, houve ainda tempo para distinções de carreira. Pelo seu trabalho em vários filmes, principalmente de comédia, o famoso ator Eddie Murphy recebeu o prémio Cecil B. DeMille, enquanto no capítulo de séries e televisão, o prémio Carol Burnett foi atribuído a Ryan Murphy.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+