Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Charles Simic, poeta vencedor do Pulitzer

10 jan, 2023 - 23:27 • Lusa

Escritor venceu o Prémio Pulitzer em 1990 com o livro "The World Doesn"t End" (O mundo não acaba, em tradução simples).

A+ / A-

O poeta e escritor norte-americano de origem sérvia Charles Simic morreu aos 84 anos, informou esta terça-feira o Museu dos Escritores Americanos de Chicago.

Simic morreu numa residência na cidade Dover, em New Hampshire, após complicações de demência, de acordo com o jornal The New York Times.

O poeta venceu o Prémio Pulitzer em 1990 com o livro "The World Doesn"t End" (O mundo não acaba, em tradução simples).

Também foi laureado entre 2007 e 2008 nos Estados Unidos, bem como Prémio Griffin de poesia em 2005 e Prémio Wallace Stevens em 2007.

Nascido em Belgrado em 1938, emigrou para os Estados Unidos aos 16 anos, após uma infância e adolescência marcadas pelo conflito jugoslavo.

O seu pai, exilado político, havia fugido para Itália e detido antes de emigrar para os Estados Unidos, além da sua mãe e irmão terem sido presos pelas autoridades comunistas da antiga Jugoslávia.

As memórias da guerra, do exílio e da vida de emigrante marcaram toda a obra de Simic.

Saiba Mais
      Comentários
      Tem 1500 caracteres disponíveis
      Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

      Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

      Destaques V+